Notícias
Notícias
Brinquedos seguros
Maria da Paz entrega cartilhas do Inmetro a um consumidor. Em segundo plano, o gerente Nelson Rattacaso e o fiscal têxtil, Ecir Macedo |
Para a coordenadora da qualidade industrial do Ipem, Maria da Paz, a operação deste ano têm mostrado uma evolução na área da fiscalização, pois o índice de irregularidade diminuiu consideravelmente. "Isso mostra o resultado do trabalho constante que o Ipem vem realizando no Estado", completa.
Os fabricantes notificados terão um prazo de quinze dias para apresentar ao Ipem uma nota fiscal. Caso não cumpram a determinação, além de autuado, poderão pagar multas de até R$ 1,5 milhão.
Na operação especial Dia das Crianças, coordenada pela Divisão de Verificação da Conformidade do Inmetro, os técnicos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade verificam se os brinquedos, nacionais ou importados, estão com logo do Inmetro e do organismo certificador. A certificação atesta que o brinquedo não oferece riscos à saúde e segurança das crianças.
Além dos brinquedos, os técnicos fiscalizam artigos têxteis das linhas bebê e infantil que devem trazer etiqueta com indicação da composição têxtil, nome do fabricante e modo de lavagem e conservação.
Ação educativa do Ipem-PE
A operação em Pernambuco também teve outra proposta, além da fiscalização, a campanha educativa. A intenção foi orientar os consumidores e comerciantes sobre as normas do Inmetro. Foram distribuídas durante as fiscalizações, cartilhas que tratavam a questão de brinquedos e setor têxtil.