Notícias
Notícias
Brasil é referência
O Manual de Treinamento, da FAO e da OMS, foi distribuído em primeira mão durante a 28ª Reunião da Comissão do Codex Alimentarius, realizada em Roma, no período de 04 a 09 de julho. O Manual é dividido em quatro seções que abordam desde as formas para o estabelecimento de um Comitê Nacional, o funcionamento do Codex, as bases para as atividades de um Comitê Nacional e as bases científicas para os trabalhos do Codex.
O Comitê Codex Alimentarius do Brasil, coordenado e secretariado pelo Inmetro, é mencionado como exemplo em termos de funcionamento, de organização de agenda de trabalho e reuniões, bem como na forma como elabora as posições nacionais que irão subsidiar a participação do Brasil nos Comitês Técnicos do Codex Alimentarius. Este resultado é possível graças a uma frutífera parceria com os órgãos reguladores na área de alimentos, representantes do setor privado e de entidades do consumidor, que compõem o CCAB.
O Brasil possui experiência acumulada em termos de participação no Codex Alimentarius, tendo aderido a este fórum na década de 70. A partir daí coordenou o Comitê Regional do Codex Alimentarius para a América Latina e o Caribe, representou a Região no Comitê Executivo do Codex Alimentarius por oito anos, presidiu a Força Tarefa do Codex para Sucos de Frutas e Hortaliças de 2001– 2005, e agora está se candidatando à presidência do Comitê de Contaminantes do Codex.
Saiba mais sobre o CCAB
.