Notícias
Notícias
Boas Práticas Laboratoriais
Depallens falou sobre avaliaçãode laboratórios segundo princípiosBPL com vistas ao reconhecimentointernacional |
A Coordenação-Geral de Credenciamento do Inmetro (Cgcre) acredita os laboratórios segundo o Sistema de Qualidade BPL de acordo com os documentos NIT-DICLA-028 e NIT-DICLA-034 que foram elaborados tendo como base os manuais da OECD.
― Como a Cgcre acredita laboratórios de acordo com os princípios das Boas Práticas de Laboratórios baseados nos documentos da OECD, é importante aprofundarmos conhecimentos com representantes dos países que são membros da OECD no que se refere aos Manuais de BPL, bem como obter informações e experiências sobre os diversos procedimentos de acreditação de laboratórios segundo as BPL. Além disso, o seminário servirá para esclarecer dúvidas relacionadas aos procedimentos da OECD sobre reconhecimento mútuo de dados laboratoriais segundo as BPL, tendo em vista que os laboratórios acreditados pelo Inmetro podem ter seus estudos reconhecidos e aceitos pelos países que compõem a OECD, reduzindo as barreiras técnicas, não havendo a necessidade de realizar mais de um estudo para registrar um determinado produto e aumentando a exportação de produtos e serviços, esclarece a técnica da Cgcre, Elisa Rosa dos Santos.
Boas Práticas Laboratoriais - BPL
É um conjunto de requisitos que estabelece um sistema gerencial em laboratórios para assegurar a qualidade e a confiança de uma grande variedade de estudos toxicológicos, estudos ambientais, físico-químicos, resíduos cujo objetivo é avaliar as propriedades de produtos químicos (agrotóxicos, fármacos, cosméticos) e, com isso, subsidiar a decisão de entidades reguladoras no processo de registro destes produtos, reduzindo o risco para a saúde humana, saúde animal e meio ambiente. Esses estudos são desenvolvidos segundo metodologias estabelecidas com o objetivo de avaliar as características e o comportamento de um determinado produto químico em um sistema, que pode ser: solo, vegetal, microorganismo, animal, água e ar . Esse estudo tem como finalidade avaliar o risco de produtos químicos para a saúde humana, saúde animal e meio ambiente. O estudo é encomendado por um fabricante ou comerciante para apresentar a entidade reguladora com a finalidade de ter o seu produto registrado e liberado para comercialização.