Notícias
Notícias
Boas Práticas de Agricultura
- O nome do jogo é confiança. As normas de Boas Prática de Agricultura são fundamentais para que as relações comerciais internacionais na agricultura possam ser estabelecidas com maior transparência e segurança. É importante que cada país possa confiar no que está consumindo - enfatizou o presidente João Jornada na abertura do workshop.
O gerente da Divisão de Produtos de Avaliação da Conformidade (Dipac) do Inmetro, Gustavo Kuster, apresentou aos participantes o programa de Produção Integrada de Frutas (PIF) certificado pelo Inmetro.
- Com este programa, buscamos facilitar a exportação de frutas brasileiras para o mercado europeu. Estamos tentando nivelar o PIF ao protocolo EurepGAP, que define requisitos básicos de boas práticas agrícolas bastante aceito na Europa. O objetivo do EurepGAP é reduzir os riscos de contaminação dos produtos, provendo as culturas agrícolas assegurando a proteção do meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador rural e o bem estar dos animais - resumiu Kuster durante sua apresentação.Durante o workshop foram apresentados estudos de casos de boas práticas de agricultura no Brasil, Argentina, Costa Rica e Chile.
A Coordenação-Geral de Articulação Internacional e a Diretoria da Qualidade do Inmetro foram responsáveis pela organização do evento em parceria com a UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development) e a organização EurepGAP (Euro Retailer Produce Working Group Good Agricultural Practice).