Notícias
Notícias
Arranjos Produtivos Locais
A 2ª Conferência sobre Arranjos Produtivos Locais, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e das instituições que participam do Grupo de Trabalho Permanente para APLs, aconteceu nos dias 12, 13 e 14 deste mês, no auditório Arino Ramos Ferreira, 1° subsolo, na sede do BNDES, na Avenida República do Chile, nº 100, no Rio de Janeiro. O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan fez a abertura oficial do evento.
O evento reuniu e mobilizou os segmentos empresariais e as principais instituições governamentais para debater e apresentar soluções sobre as linhas de políticas públicas diferenciadas para as empresas organizadas em arranjos produtivos locais. Foram realizadas duas palestras e oito oficinas de trabalho. A primeira palestra abordou as principais formas de apoio financeiro disponibilizadas às micro, pequenas e médias empresas; a segunda, uma apresentação da Lei Geral que rege essas empresas.Na Conferência foram apresentadas as experiências e produtos de 16 APLs de diferentes regiões, entre eles: calçados de Franca (SP) e São João Batista (SC); Confecções de Apucarana (PR) e Nova Friburgo (RJ); e de Madeira e Móveis de Paragominas (PA) e Ubá (MG). Os produtos que foram mostrados são resultado da cooperação entre empresas e instituições locais e federais que apoiam os arranjos.
O Inmetro e os Arranjos Produtivos Locais
Em consonância com os objetivos e diretrizes da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) do Governo Federal e, tendo em vista o tratamento especial de apoio e fortalecimento às micro, pequenas e médias empresas, em particular àquelas agregadas em formas de Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Inmetro se identifica como um dos principais instrumentos dessa Política, desempenhando importantes funções, a partir da sua missão institucional: "Promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia através da metrologia e da qualidade".
Para apoiar as ações de desenvolvimento produtivo local, que visam elevar a competitividade do setor produtivo nacional e a sua inserção no moderno mercado globalizado, o Inmetro tem participado ativamente, desde o início do programa, com o Grupo de Trabalho Permanente de Apoio aos APLS (GTP), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, disponibilizando toda a sua experiência e conhecimento para a consecução dos objetivos dessa política.
Adicionalmente às informações e orientações prestadas diretamente aos APLs, o Inmetro vem também atuando de forma descentralizada, articulando e envolvendo as principais organizações do País, através dos seus serviços de metrologia e avaliação da conformidade, para atender as principais demandas das micro, pequenas e médias empresas, contribuindo, dessa forma, com o aumento da competitividade e o desenvolvimento integrado dos arranjos produtivos locais, em conformidade com a estratégia de desenvolvimento do País.