Notícias
Notícias
Análise de Produtos em pauta
Nos anos 90, quando o Brasil ingressava definitivamente na era da qualidade industrial, um movimento paralelo se consolidava: o dos consumidores que lutavam por seus direitos. O Inmetro, pelas atividades que desenvolve e totalmente inserido no movimento, entendeu naquele momento que o consumidor é parte integrante do processo de melhoria da qualidade. Em 1995 fez um convênio com Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor ( DPDC/Ministério da Justiça) e passou a integrar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Internamente ampliou sua atuação de trabalho criando uma área voltada à educação para qualidade, hoje Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade (Diviq), onde é desenvolvido o Programa de Análise de Produtos.Ao longo desses sete anos a Diviq vem divulgando informações importantes que contribuem para a identificação e implementação de ações de melhoria dos produtos e para o crescimento da consciência do cidadão brasileiro. Os resultados das análises são disponibilizados na mídia alcançando empresas e o cidadão, permitindo a este tomar adequadas decisões de compra e o consumo responsável. Em conseqüência, o Inmetro aumentou seu nível de conhecimento e credibilidade junto ao povo.Antes da análise ser realizada, é feito um levantamento dos produtos e serviços que mais tiveram reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor, mídia e ouvidoria do Inmetro. Após a definição do produto é selecionada a norma adequada e o Inmetro entra em contato com o órgão federal responsável pela regulamentação e fiscalização do mesmo, convidando-o a participar da análise.
Em seguida, é identificado um laboratório de referência para realização da análise. Os laudos resultantes são encaminhados para os fabricantes, que recebem um prazo para se posicionarem em relação aos resultados.
Após a divulgação na mídia, dependendo da gravidade e da abrangência das não-conformidades, são agendadas reuniões com os fabricantes, entidades representativas do setor, entidades de defesa do consumidor, laboratório responsável pela análise, Associação Brasileira de Normas Técnicas e meio acadêmico para que sejam definidas medidas para o processo de melhoria da qualidade dos produtos.
Em janeiro de 1996 foram divulgados os resultados do primeiro produto analisado pelo Programa: Caixa de Fósforos. Até hoje foram analisados 422 fornecedores de serviços e 168 produtos que correspondem a 1560 marcas, dos mais diversos setores produtivos, desde o alimentício ao eletro-eletrônico.
Em novembro de 2002, o Inmetro reforçou seu contato com a sociedade criando um novo canal de acesso pelo qual podem ser enviadas sugestões de produtos e serviços para o Programa de análise de Produtos; o Indique. Em menos de 90 dias de funcionamento, o Indique registrou mais de 121 sugestões de análises.
Desde 1996 foram identificadas e implementadas 42 ações de melhoria, o que corresponde a cerca de 25% do total de produtos analisados.
Os produtos e serviços que demandaram ações de melhoria da qualidade impulsionadas pelos resultados das análises do Programa estão listados abaixo:
1996 – Água Mineral, Água Sanitária, Caixa de Fósforo, Chupeta, Desinfetante, Estabilizador de Voltagem, Freezer de Supermercado, Garrafa de Álcool, Garrafa Térmica , Luminária e Saco de Lixo.
1997 - Água Mineral, Aparelho de Medição de Pressão Arterial, Copo de Chopp, Leite tipo B, leite tipo C, Liquidificador, Mangueira de Incêndio, Óculos de Sol, Papel Higiênico.
1998 - Absorvente Higiênico, Cadeira Plástica, Luva Cirúrgica não cirúrgica, Revestimento Cerâmico.
1999 - Composto Líquido pronto para o Consumo ( energéticos) , Escada Doméstica, Extensão Elétrica, Filtros e Purificadores de Água, Garrafa Térmica com Ampola de vidro, Isqueiro Descartável, Mangueira de Incêndio, Palmito em Conserva, Pão de Queijo, Ventilador de Teto.
2000 - Água Sanitária, Desinfetante, Óculos de Sol, Produtos Derivados de Amendoim ( Amendoim ou Paçoca), Reator Eletromagnético.
2001 - Ferramentas Manuais ( Alicate, Chave de Fenda e Martelo), Luminária, Telha Cerâmica, Tijolo Cerâmico.
2002 - Café Torrado e Moído, Ferro Elétrico, Fogos de Artifício, Papel Higiênico, Qualidade do Ar, Rotulagem ISO 9000.
Para 2003 prevê-se, dentre outras, a análise de Protetor Solar, Manual de Instrução de Fogão, Furadeira Elétrica, Produtos Diet e Light, Giz de Cera e Liquidificador, sendo que o resultado da análise do produto Saco de Lixo já foi divulgado.