Notícias
Notícias
Ajuda a países africanos
O elogio registrado pelo OIML Bulletin, volume XLVI número 5, de julho de 2005, sobre a atuação dos técnicos Maurício Reche e Edson da Encarnação Motta enviado pela Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro (Dimel) aos países africanos, Angola e Moçambique, observa:"A assistência dada a Angola e Moçambique pelo Inmetro foi extremamente valiosa para ambos países. Em Moçambique, os consultores elaboraram o texto base, em português, de uma Lei de Metrologia que está sendo revisada para adoção como legislação. Os documentos harmonizados SADCMEL foram também traduzidos para o português pelos consultores".
A assistência que o Inmetro dá a esses países foi solicitada pelo Physikalish-Technische Bundesanstalt (Instituto de Metrologia da Alemanha), por sugestão da SADCMEL (comunidade metrológica dos países do sul da África), devido à facilidade da língua comum e ao estágio de desenvolvimento da Metrologia Legal no Brasil.
A Dimel está elaborando cursos de aperfeiçoamento em Metrologia Legal, que serão ministrados no Inmetro, a técnicos vindos dos dois países. O primeiro curso será sobre medição de massa. E os próximos sobre medição de volume, termômetros clínicos e produtos pré-medidos. Toda a assistência que o Inmetro tem dado a Angola e Moçambique é gratuita.