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Prof. Jornada assina o acordo ladeado pelocoordenador Paulo Ferraciolli e o EmbaixadorRubens Barbosa. Em primeiro plano o presidenteda Fiesp Paulo Skaf |
O objetivo da parceria com os empresários é o de buscar uma estratégia conjunta entre o setor privado e o governo, representado pelo Inmetro e o Ministério das Relações Exteriores, no sentido de formalizar procedimentos de eliminação de barreiras e defesa da indústria nacional. “As barreiras técnicas incomodam muito, mas, na maioria dos casos, o que impede as exportações de produtos brasileiros é a inadequação tecnológica dos produtos e não propriamente barreiras técnicas”, afirma o Coordenador Geral de Articulação do Inmetro, Paulo Ferracioli. Um dos objetivos do convênio é o de exatamente estreitar relações com o setor privado, levando capacitação em metrologia, a certificação e barreiras técnicas, para identificar os problemas e solucioná-los sem que seja necessário recorrer ao contencioso. A Fiesp considera que as chamadas barreiras não-tarifárias ganham força e cada vez mais importância, já que dificultam o acesso de produtos brasileiros exportados para importantes mercados internacionais. Há quatro casos de barreiras técnicas identificados: têxtil, produtos químicos, produtos eletro-eletrônicos e frangos (este, para o mercado da Jordânia). A aproximação com indústria paulista vai formalizar, portanto, o trabalho de identificação do impacto das barreiras técnicas no setor produtivo, sempre trabalhando em parceria o Ministério das Relações Exteriores. O convênio é fruto, ainda, da necessidade de uma aproximação efetiva entre o governo e a iniciativa privada para entendimento das regras de comércio, representadas pelas exigências contidas nos regulamentos técnicos baixados pelos países membros da Organização Mundial do Comércio.
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro - é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A missão do Inmetro é promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia, através da adoção de mecanismos de melhoria da qualidade de produtos e serviços.
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