Notícias
Notícias
Abertura do Metrosul III
Com a participação de cerca de 500 técnicos, mais os palestrantes do Brasil, Austrália, EUA, Japão, Alemanha, Portugal e Espanha, dentre outros paises, teve início na noite de 30 de setembro o Metrosul III – Um Caminho no Terceiro Milênio. A emoção marcou a sessão de abertura, quando foram prestadas homenagens a personalidades de relevância no cenário da ciência e da tecnologia, mais especificamente da metrologia brasileira, com destaque para o ex-presidente do Inmetro Juarez Távora Veado, reconhecido como um mestre no tema. Outros homenageados, como o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardemberg, não puderam comparecer e foram representados por autoridades.
O diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, João Alziro Hertz da Jornada, representando o presidente do instituto, Armando Mariante, discursou na ocasião ratificando as palavras do presidente do evento, Julio Felix, que fez um retrato da metrologia e qualidade no cenário nacional, ressaltando que a metrologia é uma solução para os desafios que o mundo moderno apresenta. Leia a seguir um resumo do discurso do professor Jornada.
“Em nome do Inmetro, tenho a honra de saudar a todos os participantes do Metrosul III, evento da maior relevância para a Metrologia Brasileira. Quero saudar em especial os organizadores do evento na pessoa do amigo Julio Felix, pelo esmerado trabalho de organizar tão complexo e importante encontro. A metrologia é uma disciplina muito horizontal, contendo praticamente todas as áreas das chamadas ciências exatas, e por isso tem um grande papel integrador. A integração manifesta-se também no papel fundamental que a metrologia tem de prover trocas comerciais justas, com isto aproximando os povos de todos os países. Este papel integrador é também manifesto pela profícua interação que enseja entre pessoas exercendo diferentes funções de pesquisadores de universidades, de institutos de tecnologia, profissionais de empresa nas mais diferentes funções como desenvolvimento, produção e controle, todos com um interesse comum: a metrologia.”
“Qual o aspecto responsável por tamanha abrangência? A metrologia, que é definida como ciência das medições, definição muito genérica e pouco elucidativa. Na verdade, medição é elemento básico para qualquer ciência. O que têm em comum um pesquisador que tenta refinar a oitava casa decimal da realização do volt num grande laboratório, o fiscal do Ipem que verifica uma balança, numa pequena cidade? Ambos estão focados em prover confiança, aceitabilidade e universalidade para medidas. Confiança e o nosso negócio. Prover confiança nas medições, para unir povos promovendo o desenvolvimento, a evolução do conhecimento, a melhoria do bem-estar do cidadão e a preservação do meio ambiente. Trata-se, sem dúvida, do maior valor que enaltece a todos nós. É imbuído deste espírito que, mais uma vez, desejo a todos,em nome do Inmetro, um profícuo trabalho neste evento, com estimulante intercâmbio de idéias para um melhor e mais integrado esforço em prol do desenvolvimento do nosso país”.