Notícias
Notícias
A Ciência de portas abertas
Durante sete dias, estudantes de todo o País estarão envolvidos com atividades científicas e tecnológicas. Coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, através do Departamento de Popularização e Difusão de C&T; do Ministério de Ciência e Tecnologia e com a colaboração e a participação de dos governos estaduais e municipais, de instituições e entidades científicas, a segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, acontece de 3 e 9 de outubro. Nessa edição, o Inmetro tem a parceria da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e de escolas de Xerém.
Estudantes em visita ao Laboratório deAcústica, no ano passado |
O objetivo do evento é mobilizar a população, em especial os estudantes, para atividades científicas, valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação; destacando a importância dos temas na vida de cada um e no desenvolvimento do País.
A participação do Inmetro tem como foco principal os estudantes do Ensino Médio localizados em Xerém. E, para isso, abre novamente as portas de seus laboratórios a esses estudantes. Nos dias 3, 4 e 5 técnicos do Instituto fazem palestras nas escolas da região, com os temas: A Importância do Uso de Combustíveis na Economia; Surfando nas Ondas da Metrologia; Ouçam as Águas; A Poluição dos Motores a Gasolina e a Diesel; Preserve a Água e Luzes da Cidade.
Participam das atividades do Inmetro os Colégios de Xerém: Escola Estadual Alemy Tavares, Barão de Mauá/CECO; Círculo Operário; Ely Combat; Escola Estadual Santo Antônio; Monteiro Lobato; Flama e o Oliveira Araújo.- Para realização deste projeto o Inmetro contou com a parceria, além dos Colégios de Xerém, da Agência Nacional de Águas (ANA) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - informou o coordenador do Inmetro na Semana Nacional, Paulo Roberto Braga e Mello.
Nos dias do "Inmetro de Portas Abertas", além da visita ao Campus Laboratorial de Xerém, os estudantes assistirão as palestras: Recursos Hídricos, apresentada por Frederico Cláudio Peixinho da CPRM; Ciência e Sociedade na Gestão da Água, com Hebert Otto Roger Schubart, da ANA, além das palestras proferidas pelos técnicos da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro.
No dia 4 de outubro o presidente do Inmetro, João Jornada, faz palestra para os estudantes no Auditório do Inmetro.
Como forma de participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia algumas escolas transferiram a agenda da Feira de Ciências para esta Semana.
O Inmetro espera receber de segunda a quinta-feira, 250 pessoas por dia, estimando a participação de mil pessoas no evento.