Notícias
Notícias
79º Encomex no Paraná
Jornal O Paraná on-line Cascavel - 02/07/2004
Ministro Furlan abre hoje o 79º Encomex
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, abre hoje, às 9 horas, em Cascavel, o 79º Encomex (Encontro do Comércio Exterior), que acontece no Centro de Convenções e Eventos. O evento, em sua nona edição este ano, deve reunir mais de mil pessoas das regiões Oeste e Sudoeste do Estado. O secretário nacional de Comércio Exterior, Ivan Ramalho, também participa do encontro, que terá lideranças locais e regionais.O ministro desembarcou ontem, no final da tarde, no Aeroporto de Toledo, onde foi recebido pelo prefeito Derli Donin e demais lideranças. Ele concedeu entrevista coletiva e falou sobre “Política Industrial e Comércio Exterior”, no Teatro Municipal. O evento foi promovido pela Acit, prefeitura e Sadia. De acordo com o diretor da indústria da Acit, Edésio Agostinho Reichert, Toledo é privilegiada em ser palco de um evento como este.
“Estamos em um momento muito favorável para o setor de exportação nacional”. Furlan falará aos participantes do Encomex, hoje, com intuito de estimular maior participação do empresariado brasileiro, em particular do micro e pequeno, no contexto internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação, das oportunidades de negócios com o exterior, contribuindo substancialmente com a divulgação da cultura exportadora.
De acordo com o coordenador geral do encontro, Sérgio Nunes de Souza, o evento é essencialmente informativo, no sentido de mostrar aos micro e pequenos que exportação não é assunto apenas a grandes empresas. O empresariado passa por mudança de mentalidade, processo que vem sendo construído há 14 anos.Ipem apresenta barreiras técnicas
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) estará presente ao 79º Encomex, que será realizado hoje no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Representando oficialmente o Inmetro, o instituto transmitirá aos presentes orientações sobre restrições que o mercado internacional oferece aos produtos brasileiros. O tema “Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações” será apresentado e debatido, dando seqüência ao programa de esclarecimento e orientação instituído pelo Inmetro, e que tem o Ipem como base para a ação nacional.
O primeiro trabalho nesse sentido está sendo feito no Paraná, como uma forma de verificar a melhor maneira de inserir os Ipems nessa estrutura de ação, além de agregar valor aos serviços já prestados pelos institutos. Serão seis serviços disponibilizados pelo programa, que irão desde as informações ao exportador em potencial sobre países possivelmente interessados em seu produto até a denúncia de barreiras técnicas a partir do próprio produtor, como forma de abastecer o Inmetro de informações novas a fim de que sejam criadas soluções para os impasses apresentados.Todas as informações disponíveis sobre as restrições técnicas dos 147 países ligados à OMC (Organização Mundial do Comércio) já estão disponíveis via internet junto ao Inmetro e os técnicos do Ipem estarão servindo como intermediários para levar ao produtor uma espécie de guia de acesso rápido a essas informações, formando um link entre o Estado e o “Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações” no site.