Notícias
Notícias
10 anos de Análise
O Inmetro comemorou na quarta-feira, dia 30, os dez anos do Programa de Análise de Produtos (PAP), que durante esse tempo testou 223 produtos, de cerca de 2 mil indústrias. O Coral do Inmetro cantou na abertura do evento, o Hino Nacional; O Trenzinho Caipira, de Vila Lobos; Cio da Terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque; e Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro.
O diretor Alfredo Lobo (centro) com a equipe da Divisão deOrientação Incentivo à Qualidade |
O presidente em exercício do Inmetro, e diretor da Qualidade, Alfredo Lobo, disse na abertura do evento que o programa foi uma ação importante para trabalhar a imagem do Inmetro e reforçar junto à população a importância de um órgão nacional de metrologia. E que a divulgação em um programa de televisão foi uma decisão estratégica. Ele agradeceu a equipe da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade, que coordena o programa, entre eles, Angela Damasceno, hoje aposentada, Gustavo Kuster, Paulo Coscarelli e Marcos André Borges.
Lobo transmitiu a mensagem do presidente João Jornada, que se encontra em Berlim, na Alemanha, participando de um fórum sobre avaliação da conformidade como mecanismo para superar barreiras técnicas. O presidente Jornada agradeceu ao ex-presidente Júlio Bueno pela iniciativa de criar o programa, ao Lobo e à equipe da Divisão de Incentivo à Qualidade pela condução do PAP; disse que pretende colocar o PAP no cenário mundial, por que "o que se está fazendo muito nesse campo de acesso a mercados e de barreiras técnicas é valorizar o poder de compra dos consumidores e reforçar o acompanhamento de produtos no mercado, atividade que o Inmetro vem desempenhando no país", afirmou Jornada.
O diretor da Secretaria de Comércio Exterior, Arthur Pimentel, representou o secretário-executivo, Ivan Ramalho, e ressaltou que o Inmetro "é o carro-chefe nessa contínua procura da qualidade tanto de produtos quanto de processos. As três áreas que vocês focaram para simbolizar os dez anos do Programa envolvem desde uma melhor cidadania da sociedade brasileira até à colocação de um produto com qualidade lá fora. O Inmetro está plenamente afinado com as nossas necessidades".
Lobo agradeceu à Rede de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ) e entregou uma placa ao presidente do Ibametro/BA, Arlindo Amado, em homenagem a todos os institutos estaduais, responsáveis pela compra dos produtos para análise.
Foram homenageados também com uma placa, Júlio Bueno, Luiz Nascimento, Luiz Bittencourt, e o diretor Alfredo Lobo.
A programação foi divida em três painéis e nos intervalos foram exibidos vídeos em que consumidores relatavam o conhecimento sobre o Inmetro e como o selo do Instituto influencia na decisão de compra.
Veja como foi: