Veículos Inteligentes
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Programação
Conheça a programação de palestras e workshops Dia 26/11 - Palestras13:00 às 14:00
Credenciamento 14:00 às 14:45 Abertura
Presidente do Inmetro / Reitor UFLA / Presidente da FIRJAN14:45 às 15:30
Programando um carro inteligente: o caso Iara
Palestrante: Prof. Alberto Ferreira de Souza (UFES)15:30 às 16:00
Coffee break 16:00 às 17:30
Exposição e demonstração de veículo inteligente
Responsável: UFESDia 27/11 - Palestras
09:00 às 09:45 Concepção tecnológica dos veículos inteligentes
Palestrante: Prof. Danilo Lima (UFLA)09:45 às 10:30 Sensoriamento para veículos inteligentes
Palestrante: Prof. Leimar Mafort (Bosch)10:30 às 11:00 Coffee Break 11:00 às 11:45 Entendendo como os veículos inteligentes pensam - Desvendando as redes neurais
Palestrante: Prof. Carlos Carlim (UFRJ)11:45 às 12:30 Cidades Inteligentes e integração do veículo com serviços de ITS (Intelligent Transportation Systems)
Palestrante: Carlos Rodrigues (Inmetro)12:30 às 14:00 Almoço 14:00 às 14:45 Sistemas inovadores para veículos autônomos
Palestrante: Marcel Saraiva (Nvidia)14:45 às 15:30 Novos registradores de dados para veículos inteligentes
Palestrante: Arthur Miranda Neto (UFLA)15:30 às 16:00 Coffee Break 16:00 às 16:45 Segurança físico-cibernética de veículos inteligentes
Palestrante: Raphael Machado (Inmetro)16:45 às 17:30 Requisitos legais da proteção de dados dos veículos inteligentes
Palestrante: Fernando Santiago (Chenut Oliveira Santiago Advogados)Dia 28/11 - Palestras
09:00 às 09:45 Impacto dos sistemas inteligentes na implantação dos veículos elétricos
Palestrante: Luciano Batista (Inmetro)09:45 às 10:30 Experiências da indústria automobilística em veículos inteligentes
Palestrante: Cláudio Carreirão (Volvo)10:30 às 11:00 Coffee Break 11:00 às 11:45 Corridas de veículos autônomos: resultados e aprendizados
Palestrante: Edson Kitani (SAE)11:45 às 12:30 Modelos de negócio para veículos inteligentes
Palestrante: Joel Sugano (UFLA)12:30 às 14:00 Almoço 14:00 às 14:45 Duas coisas que deveriam saber sobre ética em carros autônomos, uma é obvia e a outra não
Palestrante: Fabro Steibel (ITS Rio)14:45 às 15:30 Arcabouço legal para veículos inteligentes no Brasil e no mundo
Palestrante: Andrea Martinesco (MPF)15:30 às 16:00 Coffee Break 16:00 às 16:45 Certificação e homologação de veículos inteligentes
Palestrante: Marta Tobar (IDIADA)16:45 às 17:30 Veículos inteligentes e o papel das seguradoras
Palestrantes: Edgardo Gabriel Bugalho e Carlos Savarese (SURA)Dia 29/11 - Workshop
09:00 às 10:15 Mesa Redonda: a visão da indústria
Participantes: João Irineu Medeiros (FCA Latam), Antonio Megale (ANFAVEA), Jose Albertin (ABNT), Leimar Marfort (Bosch/AEA) e Francisco Giacomini (Qualcomm)
Moderador: Maurício Ogawa (Firjan)10:15 às 10:45 Coffee Break 10:45 às 12:00 Mesa Redonda: a visão da academia
Participantes: Alessandro Victorino (UFMG), Luis Henrique (COPPE/UFRJ/GTA) e Alberto Ferreira de Souza (UFES). Outros participantes a confirmar.
Moderador: Arthur Miranda Neto (UFLA)12:00 às 13:30 Almoço 13:30 às 14:45 Mesa Redonda: visão das autoridades regulatórias e órgãos executivos do governo
Participantes: Luiz Otávio Maciel Miranda (Contran), Daniel Mariz Tavares (Denatran/Ministério das Cidades), Carlos Alexandre Pires (MME/CGIEE) e Luiz Daniel Wilcox de Souza (BNDES).
Moderadora: Andrea Martinesco (MPF)14:45 às 15:30 MOBILIDADE ELÉTRICA
Plataformas de negócios para mobilidade elétrica: o caso da HUBJECT
Palestrante: Lois Warner15:30 às 16:00 Coffee Break 16:00 às 16:45 MOBILIDADE ELÉTRICA
Pesquisa e Desenvolvimento: a experiência da Mobility2Grid
Palestrante: Karoline Karohs16:45 às 17:30 MOBILIDADE ELÉTRICA
A implementação de políticas públicas em eletromobilidade: o caso da NOW GmbH
Palestrante: Oliver BrauneDia 30/11 - Workshop - Sessões Temáticas
ATENÇÃO: Mudança de local
Casa Firjan - Rua Guilhermina Guinle, 211 - BotafogoAs sessões são fechadas ao público e serão realizadas paralelamente, das 9 h às 17 h 30 min.
A ideia dessas sessões é formular recomendações iniciais para prover a segurança jurídica e tecnológica na inserção dos veículos inteligentes no Brasil. Por isso, estão convidados para essas sessões especialistas dos diversos setores potencialmente afetados pela introdução dos veículos inteligentes no panorama nacional.
A partir das discussões das sessões temáticas, extrairemos como resultado concreto desse encontro um relatório indicando recomendações e possibilidades de ação, como políticas públicas para os setores envolvidos, possíveis linhas de investimento em educação e pesquisa, necessidade de inserção brasileira em fóruns internacionais de discussão sobre o assunto, entre outros.
Cada uma das sessões temáticas buscará formatar suas recomendações e outras informações, conforme o quadro abaixo:
Prioridade Indicar a prioridade relativa das recomendações da sessão Recomendação Primeiras atividades necessárias para o avanço da inserção de Veículos Inteligentes no Brasil dentro do tema da sessão, a partir dos levantamentos feitos Para quem Quem é o ator principal da atividade recomendada Envolvendo mais quem Que outros atores podem estar envolvidos para que a atividade alcance melhores resultados Objetivos Quais resultados pretende-se alcançar Riscos associados A que riscos o Brasil estará exposto caso a atividade recomendada não seja realizada Temas
As sessões serão organizadas em torno de quatro temas:
Sessão Temática Tema Objetivos ST1 Tecnologia - Mapeamento da capacidade tecnológica nacional para produção de um veículo inteligente “do zero”
- Mapeamento da capacidade tecnológica nacional e da necessidade de adaptação das tecnologias já desenvolvidas no exterior para a realidade brasileira
- Levantamento de riscos associados à não-adaptação dessas tecnologias à realidade brasileira
ST2 Normalização e Avaliação da Conformidade - Mapeamento de fóruns, grupos de trabalho, normas e recomendações técnicas existentes, no âmbito nacional e internacional, sobre veículos inteligentes
- Avaliação da participação brasileira nesses ambientes
- Levantamento de demandas pelo desenvolvimento de ensaios e calibrações para veículos inteligentes adequados ao Brasil
ST3 Regulamentação e Legislação - Levantamento das necessidades de adequação da legislação nacional para inserção segura dos veículos inteligentes (Códigos de Trânsito, Civil e Penal)
- Mapeamento das necessidades para adequação dos regulamentos para testes e homologação de veículos inteligentes no Brasil
- Mapeamento inicial dos requisitos mínimos para os registradores de dados dos veículos inteligentes do ponto de vista jurídico
ST4 Regulamentações e normas para a implementação da mobilidade elétrica no Brasil Os objetivos da ST4 estão sob os cuidados da organização da cooperação internacional alemã e parceira do evento, a GIZ, que estão desenvolvendo no Brasil o PROMOB-e, um programa de apoio ao desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil.
Pesquisas pré-evento
Estamos lançando uma pesquisa online acerca dos temas das sessões, cujos resultados servirão de insumo para as discussões.
Se você pode contribuir com informações sobre algum dos temas das sessões, acesse os links abaixo para responder aos questionários:
- ST1 - Tecnologia
- ST2 - Normalização e avaliação da conformidade
- ST3 - Regulamentação e legislação
Se acha que pode contribuir com as discussões de alguma das Sessões Temáticas, entre em contato conosco através do e-mail: conferenciavi@inmetro.gov.br.
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Palestrantes
Alberto Ferreira de Souza
Alberto Ferreira De Souza é professor de Ciência da Computação e Coordenador do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ele é Bacharel em Engenharia (Cum Laude) em Engenharia Eletrônica, Mestre em Ciências em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE / UFRJ), e Ph.D. em Ciência da Computação pelo University College London, Reino Unido. Ele é autor / co-autor de uma patente Norte Americana e de mais de 130 publicações. Foi editor dos anais de seis conferências nacionais e internacionais (três patrocinadas pelo IEEE), é membro permanente do Comitê Gestor da International Conference on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD) e Senior Member do IEEE. O Professor De Souza ocupou as seguintes posições: Coordenador do curso de Engenharia de Computação - UFES (1994-1996), membro da Diretoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo - CREA-ES (1995-1996), Chefe do Departamento de Informática - UFES (2000), Vice-Diretor do Centro Tecnológico da UFES (2001-2004), Diretor Superintendente do Instituto de Tecnologia da UFES (2003-2004), Presidente do Comitê Gestor da Rede Metropolitana de Alta Velocidade de Vitória - METROVIX (2005-2008), Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFES (2004-2008), Diretor de Pesquisa da UFES (2012-2013), Membro do Conselho de Administração da Fundação Espírito-santense e de Tecnologia - FEST (2004-2014) e é Comendador da Ordem Rubem Braga.
Andrea Martinesco
É servidora do Ministério Público Federal do Paraná, atuando perante as varas criminais federais desde 1999. Doutoranda em direito na Université Paris-Saclay, junto ao Laboratório de novas tecnologias (DANTE-UVSQ), atuou junto à equipe de estudos jurídicos de VEDECOM (FR). A pesquisa pluridisciplinar levada a feito nesse instituto convergiu para o desenvolvimento de um demonstrador de veículo autônomo autorizado a transitar em vias públicas desde outubro de 2015. Entre 2014‐2017 na França, adquiriu experiência abrangente em políticas públicas de ecomobilidade com foco no veículo autônomo individual: redação de dossiê técnico-jurídico para obtenção de autorização excepcional de rolagem para demonstrações e testes; projetos de IHM (controle partilhado do veículo entre um condutor humano e o sistema automatizado); homologação e certificação de veículos; responsabilidade criminal em caso de infração de trânsito e acidentes. Tem treinamento como condutor-expert para veículos autônomos realizado em UTAC CERAM (FR).
Arthur de Miranda Neto
Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É fundador e responsável pelo Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) e co-mentor e coordenador na UFLA do projeto de pesquisa com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO): A segurança jurídica e tecnológica para a utilização e inserção de veículos inteligentes no Brasil. É suplente-titular no Comité Consultivo do projeto ABDI-INMETRO: Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes. É vice-presidente do Grupo de Trabalho do Projeto Smart-UFLA. É proponente e lider do Grupo de Pesquisa do CNPq: Veículos e Cidades Inteligentes como vetores para uma Mobilidade Sustentável. É membro do comitê de assessoramento da FAPESP/SP - Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Realizou Pós-doutorado (2012) em Veículos Autônomos / Inteligentes (Renault/Heudiasyc) na França. Doutor em Tecnologia da Informação e Sistemas pela Universidade de Tecnologia de Compiègne, França, e em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Em 2017 recebeu o prêmio Fulbright Faculty Member Award / Professor Visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley (08/2017 a 01/2018). É um laureado (2011) do prêmio Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho da Presidência da República do Brasil por sua tese de doutorado na área de Veículos Autônomos. Entre 2012 e 2014 foi Professor Visitante na Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, onde foi membro fundador do Laboratório de Mobilidade Autônoma em 2008. Entre 1997 e 2005 foi Oficial da Ativa do Exército Brasileiro. Entre 2002 e 2006 atuou como professor em cursos de nível superior de graduação e pós-graduação da área de computação na iniciativa privada. Entre 2016 e 2018 foi coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação na UFLA. Tem mais de 50 orientações e co-orientações concluídas de pesquisadores e alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. É autor e coautor de diversas publicações, dentre elas, capítulo de livro e artigos na área de veículos inteligentes. É inventor de duas patentes na área de veículos inteligentes com a Renault na França (com registro na Europa e nos Estados Unidos), além de registros de software no Brasil.
Carlos Savarese
Carlos Savarese trabalha, desde 2009, no RSA Group / Seguros SURA, atuando como Diretor da empresa desde 2015. Trabalhou também em outros países da América Latina na reestruturação do Departamento de Ciências Atuariais da empresa. Atuou anteriormente em outras grandes empresas, como a BASF Argentina.
Danilo Alves de Lima
Danilo é professor adjunto no Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde também foi Pós-Doutorando. Recentemente, foi pesquisador/professor temporário na Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), Compiègne, França, sendo membro do Laboratório Heudiasyc/CNRS UMR 7253. Neste laboratório, fez seu doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação na especialidade de Tecnologia da Informação e Sistemas entre maio de 2012 e junho de 2015, onde desenvolveu um sistema de navegação inteligente baseado em sensores para carros autônomos. Seu mestrado foi em Engenharia Elétrica na área de Visão computacional e Robótica, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2010), onde desenvolveu um sistema de controle e desvio de obstáculos para um carro autônomo. Possui duas graduações, sendo uma em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2008) e a segunda em Licenciatura em Música/Habilitação em violão pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 2009). Também trabalhou na empresa Invent Vision Sistemas de Imagem e Visão, onde desenvolveu sistemas baseados em visão computacional para indústrias em geral. Tem mais de 10 anos de experiência na concepção de carros autônomos, e nas correlatas áreas de Robótica, Visão Computacional, além de Automação Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: navegação de robôs, detecção de obstáculos, leitura de instrumentos de medição, calibração multi câmeras, reconstrução 3D e visão estéreo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8231212078243188
Edson Kitani
Possui graduação em Tecnologia de Automação Industrial pelo Centro Universitário de Santo André, especialização em Mecânica Fina pela Universidade São Judas Tadeu. Obteve o titulo de Mestre em Engenharia Elétrica na área de Inteligência Artificial Aplicada à Automação pelo Centro Universitário da FEI e título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP na área de Inteligência Computacional. Tem larga experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Industriais e Máquinas. Atualmente, é Professor Associado na Fatec Santo André na área de Eletrônica Automotiva e Mecatrônica Industrial. Trabalha em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de: Automação Industrial de Máquinas e Sistemas Eletrônicos Veiculares e Autônomos. Tem interesse e faz pesquisas em Visão Artificial, Reconhecimentos de Padrões, Aprendizado de Máquina e Redes Neurais AutoOrganizadas, Eletrônica Veicular, Gerenciamento Eletrônico de Motores à Combustão Interna e Robótica móvel. É também mentor/chairman da SAE Brasil na área de veículos autônomos high-way e off-road. Trabalhou durante 33 anos na Mahle Componentes de Motores do Brasil desenvolvendo e implementando inovações nas áreas de produção fabril de anéis de pistão para motores de combustão interna. Desde de 2008 é professor concursado do Centro Paula Souza e ministra aulas na área de Eletrônica Automotiva na Fatec Santo André. Desde de 2015 estuda as propostas e tecnologias voltadas para veículos autônomos. Em parceria com o Laboratório de Robótica Móvel da ICMC da USP São Carlos, coordenou em janeiro de 2016 o primeiro Workshop sobre o veículo autônomo desenvolvido pela USP São Carlos. Esse evento reuniu representantes de montadoras, auto-peças, universidades e pesquisadores, na qual foram discutidos o estado da arte no Brasil e os objetivos da pesquisa com o veículo autônomo chamado CaRINA. Desde então tem proferido palestras em vários outros eventos, locais, regionais e até latino-americanos.
Fernando Santiago
Fernando Santiago é doutor e mestre em Direito Público Econômico pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Cursou Direito Internacional na Cornell Law School e Técnicas de Negociação na Harvard Law School, é pós-graduado em Direito de Empresa pela Universidade Gama Filho/RJ e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. Sócio fundador do escritório Chenut Oliveira Santiago Advogados Associados, é inscrito nas ordens profissionais de Paris e São Paulo. Exerce suas atividades profissionais no Brasil e na Europa, onde foi professor assistente (ATER) da Universidade de Paris 11 e da Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne, ministrando matérias como “Direito Público Econômico” e “Direito Administrativo”. É também Délégué à la Protection des Données (DPO), junto à Commission Nationale de l’Informatique et des Libertés – CNIL, na França, representando empresas brasileiras junto à referida agência. Membro do Conselho de Direção da Câmara de Comércio Belgo-Luxemburguesa-Brasileira, com sede em Bruxelas, do Institut de recherche juridique de la Sorbonne (IRJS) - Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Membro da Association du droit des robots e da Association ChainTech – association des acteurs Blockchain.
Joel Sugano
Joel Yutaka Sugano (Ph.D.) possui pós-doutorado em Administração pela Wageningen University (Holanda), doutorado pela Osaka University (Japão), e é docente do Departamento de Administração e Economia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), ministrando e pesquisando temas relativos às Estratégias Empresariais na Era Digital, Inovação em Modelo de Negócios e Empreendedorismo. Atua como Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA, e é autor de vários artigos científicos nacionais e internacionais nos temas acima. É sócio fundador da Tbit, uma startup de base tecnológica aportada pela Microsoft e Monsanto, dentre outras, e possui larga experiência em consultorias administrativas no setor público e privado. Atualmente tem orientado doutorandos e mestrandos nos temas de mobilidade, incluindo veículos inteligentes, junto ao LMT/UFLA e LGI/CentraleSupelec (França).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6646670020755884
Marta Tobar
Gerente de Projetos de P&D do Departamento Comercial de Homologação de Veículos. Ela é graduada em engenhearia industrial pela Universidade Politécnica da Catalonia e tem pós graduação em Veículos Elétricos. Ela juntou-se à IDIADA em 2013 e como parte da equié de P&D responsável pelo Departamento Comercial de Homologação de Veículos, ela participou de vários projetos espanhóis e europeus relacionados à direção autônoma e ao desenvolvimento de mecanismos de economia de combustível, como Companion, Ensemble, LNG Blue Corridors e Aeroflex.
- Informações úteis
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Mais informações
Ana Carolina de Andrade Pinto ou Andrea Martinescoconferenciavi@inmetro.gov.br(21) 2679-9357