Infraestrutura da Qualidade para o Mercado Regulado de Carbono Brasileiro
-
Programação
9 h – Abertura Oficial.
Antonio Ricardo Alvarez Alban - Presidente da CNI.
Márcio André Oliveira Brito - Presidente do Inmetro.
9 h 30 min – O mercado de carbono e a indústria nacional.
Davi Bomtempo - Superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade – CNI.
10 h 40 min – Coffee Break.
11 h – Panorama internacional dos mercados regulados de carbono e os desafios para o Brasil.
Felipe Bottini – ESG Latin America - Accenture Strategy&Consulting.
12 h – Almoço
13 h 30 min – O contexto atual e a regulamentação do mercado de carbono no Brasil.
Beatriz Soares – Coordenadora-Geral de Finanças Verdes – MDIC.
14 h 30 min – Mesa redonda sobre o processo de avaliação da conformidade e os desafios de sua implementação no mercado de carbono.
Alexandre Xavier – Vice-Presidente de ESG – ABRAC.
Victor Simão – Chefe-Substituto da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos – Inmetro.
15 h 30 min – Desafios para a metrologia científica nas métricas de emissões de carbono.
Luciana Gatti – Laboratório de Gases de Efeito Estufa/INPE.
Cristiane Augusto – Pesquisadora e responsável pelo Laboratório de Análises de Gases – Inmetro.
16 h 20 min - Encerramento.
-
Palestrantes
Juliana Falcão – Gerência de Energia e Clima – CNI.
Economista, com especialização em Relações Internacionais (Unb – Universidade de Brasília) e mestrado em Desenvolvimento Sustentável (University of Glasgow). Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de meio ambiente e energia. Atuou por 8 anos como Conselheira Sênior na Embaixada Britânica, liderando projetos ambientais e o Diálogo de Alto Nível Brasil – Reino Unido na Área de Energia. Vencedora de dois prêmios do Governo Britânico por trabalhos realizados, na área de biocombustíveis e projetos ambientais. Trabalhou como consultora na área de energia, tendo publicado alguns artigos na temática. Atuou na ONU, conduzindo projetos na área ambiental, incluindo a implementação do Protocolo de Montreal no Brasil. Atuou ainda na Agência Brasileira de Cooperação, do Itamaraty, apoiando implementação de projetos de cooperação técnica internacional. Atualmente é Gerente de Clima e Energia na Confederação Nacional da Indústria, responsável pela agenda de descarbonização e transição energética; acompanha as negociações de clima no âmbito do Acordo de Paris, nas COPs e internamente. Coordenou a elaboração da proposta da indústria para o mercado de carbono, cuja Lei foi recentemente aprovada; coordenou várias publicações nas temáticas de clima, para apoio ao posicionamento da indústria em temas como: energias renováveis, hidrogênio, mercado de carbono e políticas de neutralidade climática; coordena a Rede Clima da Indústria e representa a indústria, junto ao Governo Federal, como Conselheira ou membra nos mais diferentes Fóruns sobre os temas de mudanças climáticas e transição energética.
Felipe Bottini – ESG Latin America - Accenture Strategy&Consulting.
É graduado em economia pela Universidade de São Paulo e Mestre em Sustentabilidade por Harvard. Sócio fundador da Green Domus e hoje diretor executivo de ESG pra America Latina na Accenture, atua no mercado de carbono desde 2005.
Beatriz Soares – Secretaria de Economia Verde – MDIC.
Beatriz é doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2002, possui experiência na área de políticas públicas em interface com economia, tendo atuado nas áreas defesa da concorrência, regulação, meio ambiente e mudança do clima.
Alexandre Xavier – Vice-Presidente de ESG – ABRAC.
Profissional com MBA em Marketing pela ESPM, com extensão pela City University (Reino Unido), graduado em Comunicação Social pelo Mackenzie e Técnico em Eletrônica pela ETESP (Centro Paula Souza).
Atualmente, é Superintendente do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) desde 2019. Possui ampla atuação voluntária em diversos comitês e conselhos, incluindo o CT de Assessoramento ad hoc de Infraestrutura da Qualidade (CTIQ/CONMETRO), CGMRI do Inmetro, Fórum de Barreiras Técnicas para Exportação, Conselho Consultivo do CB-005/ABNT, e Vice-Presidência de ESG da ABRAC. Também participa de comitês consultivos de projetos relacionados à pegada de carbono e é membro de diversos conselhos, como o da AEA, AIEC e CABAC (IAF).
Victor Simão – Chefe-Substituto da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos – Inmetro.
Profissional com formação diversificada, graduado em Engenharia de Produção (2006) e em História (Licenciatura e Bacharelado, 2018) pela Universidade Federal Fluminense. Possui especialização em Engenharia de Planejamento de Empreendimentos (2008), Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão (2011) e Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis (2020) pela mesma instituição.
Atualmente, é pesquisador tecnologista no INMETRO, atuando na Diretoria de Avaliação da Conformidade e coordenando o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), com foco em regulamentações de Eficiência Energética. Além disso, é professor no Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade do INMETRO, lecionando Gestão da Qualidade, e no Curso Técnico em Metrologia, em parceria com o Instituto Federal Fluminense.
Luciana Gatti – Laboratório de Gases de Efeito Estufa/INPE.
Pesquisadora titular no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professora de pós-graduação no curso de Tecnologia Nuclear do IPEN/USP, com bolsa CNPq nível 1D. Coordena o Laboratório de Gases de Efeito Estufa (LaGEE) no INPE e participa do IG3IS. Desde 2003, desenvolve pesquisas sobre mudanças climáticas, focando na Amazônia e seu papel na emissão e absorção de gases de efeito estufa, além de estudar o impacto das variáveis climáticas nesses balanços. Sua expertise inclui Química da Atmosfera, Análise de Gases Traços e Química Ambiental, com ênfase em gases de efeito estufa, interações atmosféricas e compostos orgânicos voláteis. Possui graduação em Química (1987), Mestrado em Química Analítica (1991) e Doutorado em Ciência (1997). Especialista em medições de alta precisão de gases de efeito estufa e em estudos regionais usando aviões de pequeno porte. Coordena projetos internacionais em colaboração com instituições como NOAA e universidades de Colorado, Leeds, Leicester, Wageningen e Edimburgo.
Cristiane Augusto – Pesquisadora e responsável pelo Laboratório de Análises de Gases – Inmetro.
Possui graduação em Química Industrial, mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) desde 2006 e responsável pelo Laboratório de Análises de Gases do Inmetro.
-
Informações úteis
Este evento foi transmitido em nosso Canal do YouTube.
https://youtube.com/live/bQRGmlV0aYI
Assista!