Conferência Geral de Pesos e Medidas – CGPM
A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) é composta por delegados dos governos dos Estados Membros e observadores dos associados ao CGPM.
A Conferência Geral recebe o relatório do Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) sobre o trabalho realizado; discute e examina as providências necessárias para garantir a propagação e melhoria do Sistema Internacional de Unidades (SI); apoia os resultados de novas determinações metrológicas fundamentais e várias resoluções científicas de âmbito internacional; e decide todas as principais questões relativas à organização e desenvolvimento do BIPM, incluindo a dotação do BIPM.
Atualmente, existem 62 Estados Membros na Convenção do Metro e 42 Associados da CGPM.
O CGPM se reúne em Paris, geralmente uma vez a cada quatro anos. A 26ª reunião do CGPM ocorreu em novembro de 2018.
Atualização da tabela de unidades de base do SI
Numa decisão histórica, os estados-membros do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), entre eles o Brasil, aprovaram, em 16 de Novembro de 2018, a revisão do Sistema Internacional de Unidades (SI). Ela altera a definição mundial do quilograma, do ampere, do kelvin e do mol. Essa decisão, tomada na 26ª reunião da CGPM, significa que, a partir de 20 de Maio de 2019, todas as unidades do SI passaram a ser definidas em termos de constantes fundamentais. Isso assegurará a estabilidade futura do SI e abrirá a oportunidade para a utilização de novas tecnologias, incluindo as quânticas, para implementar as definições.
O SI foi previamente definido em termos de sete unidades de base e unidades derivadas definidas como produtos de potências das unidades de base. As sete unidades de base foram escolhidas por razões históricas, e foram, por convenção, consideradas dimensionalmente independentes: o metro, o quilograma, o segundo, o ampere, o kelvin, o mol e a candela.
Veja a tabela de unidades de base do SI aprovada pela 26ª CGPM:
Organograma da Convenção do Metro (CM)