Notícias
Visita ao Campus
Alunos de escolas municipais de Xerém visitam o Campus, fazem trilha e plantam mudas de árvores
Na última quinta-feira (24/3), o Campus do Inmetro, em Xerém, foi cenário para um super encontro ecológico de duas turmas do 5º ano das escolas municipais Professora Aila Saldanha do Couto e Dr. Ely Combat, ambas de Duque Caxias. Em homenagem ao Dia Mundial da Água, que se comemora em 22 de março, cerca de 50 alunos, entre 9 e 12 anos, fizeram trilha por dentro da mata do Campus, que fica na Zona de Amortecimento da Reserva Biológica do Tinguá, visitaram uma exposição sobre a fauna e a flora da região e plantaram mudas de pitangueiras e outras árvores nativas de Mata Atlântica.
“Achei muito legal e interessante. A gente está aprendendo sobre o meio ambiente e sua importância”, opinou uma aluna de 10 anos do Aila Saldanha, blogueira e aspirante a médica veterinária. “Quero voltar mais vezes porque aprendemos que precisamos preservar a natureza”, completa outra estudante, que também sonha com a mesma profissão.
A professora Gabriele Lorena, da escola Aila Saldanha, ressaltou que, além de aprenderem um pouco mais sobre o meio ambiente e sobre a natureza que os cerca, o passeio funcionou também como comemoração à retomada das atividades dentro da sala de aula. “Com a pandemia eles ficaram muito afastados da sociedade e dos colegas. Nada mais oportuno que viabilizarmos esse encontro entre eles e o meio ambiente”, frisou.
O passeio
Organizado pela Diraf/Coinf, o passeio começou com a trilha próxima ao Prédio 32 em direção ao 20, com direito a observação do mirante, de onde se avista as unidades de conservação Reserva Biológica do Tinguá, Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, Refúgio de Vida Silvestre da Serra da Estrela e Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu. Durante o trajeto, as crianças se encantaram com a diversidade da flora do campus.
A visitação contou também com uma exposição sobre a fauna e a flora da região, feita pela equipe da APA do Alto Iguaçu, unidade de conservação de 22 mil hectares entre os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. Criada em 2013, após fortes chuvas que destruíram parte do distrito de Xerém, essa APA tem por objetivo evitar a ocupação desordenada da área florestal e impedir o assoreamento de rios e córregos da região, mitigando o risco de novas inundações.
A ação contou ainda com uma performance artística de Otávio Avancinni e teve o apoio da Concer – Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio de Janeiro, que ofereceu o lanche para os alunos. As mudas foram doadas pela APA do Alto Iguaçu e pela Concer.