Notícias
solidariedade sem medida
Chuvas: Inmetro faz campanha para famílias em Petrópolis
Resumidamente falando, solidariedade é um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros. É esse sentimento que está movendo a campanha de doação do Sesao às famílias atingidas pelas fortes chuvas de Petrópolis. Desde o dia seguinte à tragédia (no último dia 15 de fevereiro) que matou e desabrigou centenas de pessoas na Cidade Imperial, a mobilização da força de trabalho do Inmetro não tem medida. São duas frentes de atuação – uma vinculada ao acompanhamento dos sete casos envolvendo servidores, bolsistas, terceirizados e colaboradores atingidos pelas chuvas, e doações para os moradores locais.
Desde o último dia 17, diariamente caminhões, vans e carros de passeio saem do campus do Inmetro, em Xerém, rumo a Petrópolis levando cestas básicas, água potável, produtos de limpeza, alimentos infantis, roupas, e itens de higiene pessoal. Indagada sobre a quantidade de produtos recolhidos junto ao corpo funcional do Instituto para as doações à cidade vizinha, Sandra Lima, chefe do Sesao, adverte a jornalista do Na Medida que, no contexto, essa informação é a menos relevante para o momento.
“Mais do que a quantidade que estamos doando, o importante é a mobilização do corpo funcional do Inmetro em cuidar das pessoas. É a quantidade de afeto envolvido. Isso é muito importante. Não estamos pensando na quantidade. Nossa preocupação é que a ajuda chegue às famílias que realmente precisam”, enfatiza Sandra.
Doações
O ditado popular “o que importa é qualidade e não a quantidade” pode até reforçar o sentimento que contagia a equipe do Sesao, mas o que já foi feito merece registro: já são toneladas de produtos doados pela força de trabalho do Inmetro às famílias atingidas pela tragédia de Petrópolis. Para as famílias de servidores, estagiários, bolsistas e colaboradores, as doações são realizadas diretamente.
As demais doações são intermediadas por pessoas que trabalham nos pontos de atendimento montados pela prefeitura na cidade e com os quais a equipe do Inmetro fez contato prévio, e pelo grupo de oito servidores e colaboradores do Instituto, o Solidariedade sem Medida, criado logo no início da pandemia de Covid-19 para auxiliar famílias que foram impactadas em comunidades de Xerém. Essa força tarefa é formada pela Coinf (terceirizado), Cicma (bolsista), chefias (servidores) e Plansul (colaboradores).
A interação entre esses grupos permite customizar e direcionar as doações de acordo com as necessidades das famílias de cada local afetado pela enxurrada. “Como disse, nossa maior preocupação é que a ajuda chegue realmente a quem precisa”, conclui Sandra Lima.