Notícias
Interação entre UPs
Dimav realiza auditoria interna nos laboratórios da Dimci, de acordo com a norma ISO 17025
Uma experiência rica para as diretorias envolvidas. Assim define Elisa Rosa dos Santos, gestora da Qualidade da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav) que liderou a auditoria interna que a Dimav realizou, em novembro de 2021, em nove laboratórios da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci). Elisa avalia que a experiência para sua diretoria foi extremamente positiva porque a realização da auditoria interna na Dimci envolveu desde a definição da equipe, com escolha de pessoal qualificado da Dimav para a realização do trabalho, até a análise da documentação do sistema de gestão de outra UP, com leituras criteriosas do manual de qualidade e demais documentos de gestão da Dimci, culminando na avaliação in loco dos registros laboratoriais.
“Do ponto de vista da Dimav, o fator essencial ao aceitar realizar essa atividade em outra UP é criar uma rotina de parceria e possibilitar trocas de experiências entre as duas Unidades do Inmetro com atividades congêneres, totalmente apoiadas pelos atuais diretores Marcelo Neves Medeiros, da Dimav, e Iakyra Couceiro, da Dimci”, enfatizou Elisa.
Rodrigo Neves, gestor da Qualidade da Dimci, ressalta que o sistema de gestão da qualidade da Dimci é sólido, passa sistematicamente por processos de revisão por pares (Peer Review) e é constantemente avaliado com bons resultados no Quality System Task Force (QSTF). “Mesmo assim, do ponto de vista da Dimci o maior benefício é a melhoria que a visão de um auditor de outra UP pode gerar no sistema de gestão da qualidade. Nesse contexto, um programa forte de auditorias e avaliações internas com auditores de outras UPs, e mesmo outras instituições, é essencial para o processo de melhoria contínua do sistema”, reforça Neves.
A auditoria
A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 é uma norma de requisitos, de competência técnica e de sistema de gestão destinada a ser é aplicada a laboratórios que realizam ensaios e calibrações de acordo com a metodologia estabelecida ou desenvolvida especificamente para tal fim.
O foco dessa norma está na operação e gerenciamento contínuos do próprio laboratório e na capacidade do laboratório de produzir resultados consistentes, confiáveis e cientificamente válidos. Por isso, a norma pode, em teoria, ser aplicada a qualquer laboratório de ensaio e calibração, em qualquer disciplina científica. Além de ser de uso geral pelos laboratórios, é tida pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) como o bom mecanismo para os INM demonstrarem o controle sobre seus processos de medição.
O item 8.8 desta norma estabelece que o laboratório deve conduzir auditorias internas para prover informações sobre seu sistema de gestão. Assim, a auditoria interna tem como principal objetivo auxiliar na manutenção e melhoria contínua do atendimento aos objetivos de um sistema de gestão da qualidade para laboratórios, por meio de informações que evidenciem a operação consistente do sistema.
Além de Elisa Rosa dos Santos e do Rodrigo Neves, a auditoria contou ainda com as pesquisadoras Danielle Pereira Cavalcanti (Dimav/Lamic) e Daniela Toma (Dimav/Lamav) como observadora, além da equipe da Dimci. O escopo da auditoria interna abrangeu, além do sistema de gestão da qualidade da Diretoria, as atividades relacionadas aos serviços de medição dos laboratórios Lahig, Laraf, Lainf, Lamas, Laflu, Lamel, Laena, Labit, Latep.
Vale destacar que Dimav e Dimci já colaboram há algum tempo para o aprimoramento mútuo de seus sistemas de gestão da qualidade. Isso mostra o envolvimento das UPs e o espírito de forte parceria que pauta as ações de ambas as diretorias no que diz respeito a este tema. “Ainda que essa tenha sido a primeira vez que a Dimci foi auditada por uma equipe formada por auditores da Dimav, a colaboração estreita das duas UPs para o aprimoramento dos seus sistemas de gestão da qualidade já ocorre há alguns anos. Nesse contexto, equipes de auditores formadas por auditores da Dimci já foram utilizadas anteriormente pelo programa de auditorias internas da Dimav”, ressalta Neves.