Na venda pela internet de produtos têxteis, é necessário apresentar suas informações obrigatórias?
Sim, a Portaria Inmetro nº 118 de 11 de março de 2021, que aprova o Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis, não faz qualquer distinção entre a venda física ou pela Internet.
Portanto, o referido regulamento estabelece que os produtos têxteis de procedência nacional ou estrangeira, destinados a comercialização (tanto física, quanto pela Internet), deverão apresentar obrigatoriamente também na Internet as seguintes informações:
a) Nome ou razão social ou marca registrada no órgão competente do país de consumo e identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador ou de quem apõe a sua marca exclusiva ou razão social, ou de quem possua licença de uso de uma marca, conforme o caso.
Entende-se como “identificação fiscal” os registros tributários de pessoas jurídicas ou físicas, de acordo com a legislação vigente dos Estados Partes.
b) País de origem precedido das palavras: “Feito no(a)” ou “Fabricado no(a)” ou “Indústria” seguida do adjetivo gentílico do país de origem. Não serão aceitas somente designações de blocos econômicos, nem indicações por bandeiras de países.
c) Nome das fibras têxteis ou filamentos têxteis e seu conteúdo expresso em percentagem em massa.
d) Tratamento de cuidado para a conservação do produto.
e) Indicação de tamanho ou dimensão, conforme o caso.