Notícias
Ministra Luciana Santos participa de evento no INMA
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou de solenidade no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), no dia 11 de abril. A ministra veio ao Espírito Santo participar da Etapa Sudeste da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no Teatro da Universidade de Vila Velha (UVV), onde esteve pela manhã. À tarde, estava prevista sua vinda ao INMA, em Santa Teresa/ES, mas devido às condições metereológicas, Luciana Santos participou do evento por videoconferência.
O diretor do INMA, Sérgio Lucena, abriu a solenidade e destacou que a Mata Atlântica é o bioma onde mais da metade da população brasileira reside, e do qual resta apenas uma pequena parte cobertura original. Em seguida, falou da estrutura do INMA, da necessidade de espaço para expansão e para acomodar em segurança suas coleções biológicas, o que será possível com a construção do novo campo de pesquisa no Ecoparque da Mata Atlântica. Esse terreno está sendo transferido do Estado do Espírito Santo para a União, a partir de projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Fabrício Gandini, que foi sancionado pelo governador Renato Casagrande na Lei 11.969, de 21 de novembro de 2023. Desde janeiro, a área está sob responsabilidade do INMA, quando foi assinado um termo de permissão de uso pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
A ministra Luciana Santos ressaltou que o INMA é um importante patrimônio do Espírito Santo e que, como o orçamento é insuficiente, na medida das possibilidades do MCTI, haverá suplementação, em especial por causa do encargo do novo terreno. “Sei que o processo de doação está tramitando, mas o INMA já tem o encargo da manutenção do espaço.”
Luciana Santos disse que pretende vir ao INMA no aniversário de 75 anos de fundação do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em junho, juntamente com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para anunciar um pacote. “O governador poderá anunciar o término do processo de transferência da área, e o MCTI vai anunciar que será aberto um edital voltado às 16 unidades de pesquisa vinculadas ao ministério para viabilizar os projetos de vocês, como esse do Ecoparque, que vai ao encontro da missão do INMA”.
Ao lado da ministra Luciana Santos, em videoconferência, participaram do evento o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do MCTI, Inácio Arruda; e o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Eustáquio de Castro.
No evento presencialmente, fizeram apresentações o secretário de Governo de Santa Teresa, João Paulo Angeli, representando o prefeito Kleber Medici, e o deputado estadual Fabrício Gandini.
O deputado Fabrício Gandini destacou a importância do INMA para o estado e para a conservação da Mata Atlântica, o que motivou seu projeto para que a instituição ficasse responsável pela área que era utilizada como residência de inverno do governo do Estado.