Notícias
Inscrições abertas
MCTI publica edital para seleção de diretor do INMA
Casa onde residiu o cientista Augusto Ruschi, onde hoje funcionam a direção do INMA, a biblioteca e o Herbário.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) publicou, no Diário Oficial da União de 23 de dezembro, o edital para seleção de diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). A correção do cronograma do processo foi publicada na edição do DOU de 28 de dezembro de 2021.
Para se candidatar ao cargo, é preciso ter notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do INMA, ser portador de diploma de doutorado e atenda aos requisitos básicos descritos no processo de seleção.
O processo de seleção é composto por análise dos currículos e documentos conexos e proposta dos interessados, exposição oral pública do projeto de gestão, com tempo máximo de 20 minutos, e entrevista individual perante o Comitê de Busca.
Os documentos exigidos para candidatura incluem carta com solicitação de inscrição, curriculum vitae e texto de até cinco páginas descrevendo a visão de futuro do candidato para o INMA e seu projeto de gestão, alinhado com o Plano Diretor da unidade.
As etapas do processo são: inscrições e envio dos currículos; homologação das inscrições; apresentações e entrevistas; indicação da lista tríplice ao ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações; e nomeação.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via formulário MCTI, no link: https://formularios.mcti.gov.br/index.php/355573?lang=pt-BR .
Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser sanadas por mensagens para o e-mail comitebusca.up@mcti.gov.br.
Lista tríplice
A escolha do diretor é feita por um comitê de especialistas, nomeado pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. O comitê busca identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para a instituição. A partir dos candidatos, o comitê seleciona e encaminha três nomes ao ministro, que definirá quem assume o cargo, com mandato de quatro anos.
O Comitê de Busca para seleção de diretor do INMA, instuído pela Portaria MCTI nº 942, de 6 de setembro de 2021, é composto por Mônica Tejo Cavalcanti, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), que o preside; Giovanna Machado, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE); Júlio Cesar Martins Ximenes, da Universidade Federal do Ceará (UFC); José Nilton Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e André de Freitas Siqueira, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Cronograma inicial das etapas deste processo de busca e indicação de candidatos
4 de fevereiro de 2022, até às 23:59 - Data limite para recebimento dos documentos pertinentes às inscrições a este processo;
9 de fevereiro de 2022, até às 23:59 - Divulgação aos candidatos sobre homologações das inscrições;
16 de fevereiro de 2022, até às 23:59 - Data limite para recepção de recursos às homologações das inscrições;
18 de fevereiro de 2022, até às 23:59 - Data limite para confirmação aos candidatos sobre homologação da inscrição, em função da análise de possíveis recursos;
21 a 25 de fevereiro de 2022 - Período previsto para realização das apresentações orais, reunião com servidores e entrevistas.