Notícias
Exposição de fotografias
INMA recebe mostra itinerante "Família Pomerana: Francisco Seibel - Fotografias [1930-1960]"
Foto que integra a mostra itinerante Família Pomerana
Foi prorrogado o período da mostra itinerante “Família pomerana - Francisco Seibel - fotografias [1930-1960]”. Com curadoria de Paulo de Barros, a exposição apresenta imagens produzidas pelo fotógrafo Francisco Seibel entre as décadas de 1930 e 1960. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 8h30 às 17 horas, na sede do INMA, em Santa Teresa/ES.
A mostra é um pequeno recorte de um amplo universo de imagens fotográficas que são comuns em quase todos os lares pomeranos e se encontram guardadas em pequenas latas, caixas e baús, preservadas às vezes como relíquias preciosas ou simplesmente povoando e decorando as paredes das casas. São, antes de tudo, uma homenagem e uma recordação afetuosa dos filhos, amigos, pais e avós ausentes.
As imagens de Francisco Seibel selecionadas para a mostra suscitam diferentes contextos simbólicos, sociais e políticos e convidam os visitantes a penetrar esse amplo universo, muito específico e original, que é a fotografia pomerana no Espírito Santo. Olhar essas imagens permite a reflexão sobre o papel que têm os retratos de família, que associam o documental com o estético, para a história da fotografia local, nacional e para a memória e identidade do Estado do Espírito Santo.
“Nessa perspectiva, buscamos considerar como os retratos de família contribuem para a história visual de uma comunidade, documentam situações, estilo de vida e gestos e se constituem uma iconografia que pode contribuir não só para o aprofundamento e compreensão do imaginário pomerano do Espírito Santo, mas, especialmente, também para a percepção de como a fotografia não enxerga fronteiras e nos aproxima, com seu amplo universo de conteúdos, da diversidade do nosso mundo e da riqueza das diferenças e semelhanças que habitam a profundidade do olhar”, conta Paulo de Barros.
A montagem da mostra itinerante no INMA integra o projeto de Paulo de Barros, contemplado pelo Edital de Seleção de projetos nº 034/2019 da Secretaria de Estado da Cultura, que busca promover a reflexão sobre a importância e valorização do patrimônio fotográfico local, e contribuindo para o amadurecimento cultural e para a recuperação e reconstrução da memória.
Família pomerana - Francisco Seibel
Fotografias [1930-1960]
Curadoria: Paulo de Barros
Visitação: Terça a domingo, das 8h30 às 16h
Exibição: Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) - Avenida José Ruschi, 04, Centro - Santa Teresa – ES