Procedimento para publicações no portal INES
A divulgação de eventos e/ou publicação de informações de relevância para o público relativas à atuação do INES em suas respectivas áreas, no PORTAL INES ou INTRANET, podem ser encaminhadas para aprovação e, se necessário, elaboração pela equipe de comunicação institucional (jornalista e/ou relações públicas), preferencialmente via email institucional.
A plataforma Gov.Br a qual o INES está integrado permite que, por meio de login, seja possível criar e administrar diretamente as páginas e seções do Portal INES sob sua responsabilidade.
A autorização para utilização desse recurso deve ser solicitada via chamado pela chefia imediata, para posterior inclusão do perfil na plataforma. É necessário informar nome completo, CPF e email institucional da pessoa que ficará responsável pelas publicações.
- O acesso à área gestora da plataforma do portal (Plone) será fornecido via chamado.
- Páginas fixas/estáticas dentro dos menus, com informações de cada setor, ação ou projeto, deverão ser mantidas e atualizadas pelos usuários responsáveis pelo respectivo setor.
- Editais devem ser publicados pelos usuários responsáveis pelo setor referente e, de preferência, no formato de informes (notícia), com o número do edital indicado no título (por exemplo: "Edital 01/2022: Descrição curta do assunto do qual trata o edital") e link para o documento.
- Notícias/informes específicos de cada área devem ser publicados nos diretórios "Informes" dentro do diretório dos respectivos departamentos que já encontram-se criados.
- Notícias/informes serão automaticamente veiculadas na caixa de notícias da página inicial.
- Alterações e publicações na página inicial (home) do portal e seus menus competem à equipe de comunicação vinculada à Direção-Geral do INES.
- A equipe de comunicação está autorizada a editar, alterar e excluir qualquer conteúdo publicado no portal institucional, levando em consideração regras gramaticais/ortográficas, clareza e coesão textuais, critérios jornalísticos, estratégias de comunicação próprias, decisões editoriais e/ou determinações superiores (confira o manual de redação abaixo).
- Os conteúdos publicados devem ser acompanhados de vídeo em Libras com sua tradução.
- Vídeos devem ser publicados no YouTube e documentos no Google Drive institucional. Estes podem ser linkados nas páginas sem que seja necessário o upload mas atenção ao vincular conteúdo externo afim de evitar indisponibilidade ou sua alteração.
Obs. Arquivos de vídeo devem primeiramente ser enviados para plataformas como o YouTube, e então o link para o vídeo poderá ser incluído ao restante do conteúdo.
Todo material sobre gestão de conteúdo do portal, incluindo links para curso da ENAP e manuais de publicação da SECOM e SERPRO, está disponível no endereço: gov.br/gestaodeconteudo
Disponibilizamos ainda os seguintes materiais de apoio, Slides de Apresentação sobre o Portal Gov.Br/INES, Orientações Sobre Padrões de Redação e Estilo para o Portal Institucional do INES, Manual de Publicação Gov.Br com detalhamento sobre as ferramentas de administração e publicação de conteúdos dentro do Plone e link para a gravação do treinamento ministrado:
Apresentação GovBR/INES:
https://drive.google.com/file/d/1uMGPIZVQsyr0rp6jhW4pkzqrt5KA5i1B/view?usp=drive_link
Govbr - Manual de Publicação:
https://drive.google.com/file/d/10uKZ8n6JVv_NIP1poyKYR2QbWV_Bw-Pp/view?usp=drive_link
INES - Manual de Redação:
https://drive.google.com/file/d/1iEkEXEZKzu30LKVz2GzCApDnIN88wZ2N/view?usp=drive_link
Treinamento Portal do INES - Plataforma GOV.BR (2023-03-10 11:58 GMT-3):
https://drive.google.com/file/d/1PUT-CfBBKT1I7PdOD8LS6VXVI6IWw1Xy/view?usp=drive_link