Emails Delegados: Procedimento interno para a utilização dos emails setoriais
Com a inclusão do Google Workspace for Education na Instituição podemos delegar o acesso as contas institucionais setoriais através das contas institucionais pessoais.
Com a função Acesso Delegado é possível aos diretores e chefes de setores conceder acesso à uma conta do Gmail a um usuário colaborador sem precisar fornecer os dados de login e senha dessa conta. Essa pessoa poderá ler, enviar e excluir mensagens através dessa conta logando-se a partir de sua conta individual.
Com a função Acesso Delegado o usuário não terá a necessidade de alternar entre janelas, logar-se novamente ou guardar novos dados de acesso para outras contas senão a sua.
Após a migração para o Google SUITE tornou-se necessária a padronização do acesso aos e-mails setoriais, a forma de acesso será delegada pelo chefe de setor, este DEVERÁ INFORMAR a DINFO quais as pessoas (e-mails pessoais institucionais) que terão acesso ao e-mail setorial.
De qual forma será feita essa integração?
A DINFO proverá a delegação SOMENTE através de chamado feito pelo CHEFE do setor ou pessoa já delegada por ele como ponto focal entre o setor solicitante e a DINFO.
Após o atendimento do chamado será enviado um link para o e-mail pessoal solicitado, este deverá acessar este link e confirmar o aceite a delegação.
Os links possuem duração de 24 horas após o envio, caso o link seja expirado será necessário o envio de um novo link, deverá ser solicitado a DINFO.
É de extrema importância que o solicitante faça acompanhamento do chamado, neste acompanhamento será informado o envio do link para o e-mail que será autorizado a conta setorial.
Dos procedimentos:
Iremos acessar nosso e-mail pessoal LoginAcessoExemplo@ines.gov.br e por este teremos acesso ao link com o “confirmar” da conta delegada.
Vamos citar como exemplo de como funciona o e-mail da dinfo “ dinfo@ines.gov.br “
A Equipe da DINFO não fará o acesso direto a este e-mail, efetuado o login e senha na conta, essa função será delegada a conta pessoal de cada técnico.
Podemos verificar que a conta setorial dinfo@ines.gov.br é DELEGADA ao e-mail do funcionário.
O funcionário fará o acesso a sua conta e após isso somente em clicar na conta delegada, a mesma abrirá em uma nova janela.
Algumas das funcionalidades deste novo recurso:
- Não será mais necessário efetuar o login em duas contas de e-mails diferentes e simultaneamente, o pessoal e o setorial.
- Segurança na resposta.
- Não é necessário ficar trocando senha para contas distintas.
- Possuir mais de uma senha para acesso ao e-mail.
Todos os e-mails respondidos serão sinalizados com o e-mail do responsável pela resposta, trazendo mais segurança e organização nas tarefas diárias.
Exemplos:
dinfo@ines.gov.br > (enviado por técnico_fulano@ines.gov.br)
depa@ines.gov.br > (enviado por técnico_administrativo_do_depa@ines.gov.br)
dirge@ines.gov.br > (enviado por acessor_da_direção@ines.gov.br)
Reforçamos que este procedimento será efetuado apenas pela DINFO única e exclusivamente pelo canal de atendimento helpdesk para o acompanhamento do chamado.
Aceitando o Acesso Delegado
Irá chegar o e-mail de confirmação similar a esse:
Clique no link para aceitar a solicitação e ser encaminhado para tela abaixo:
Clique no botão “Confirmar”
Tela de confirmação.
Efetue o login em seu e-mail institucional e lá terá acesso a conta DELEGADA conforme imagem abaixo:
O que o Acesso Delegado pode ou não fazer
Alguns exemplos do que os delegados podem fazer:
∙ Enviar ou responder a e-mails enviados para você. Quando um delegado enviar uma mensagem, o endereço de e-mail dele será exibido. Por exemplo, o remetente será "enviado por joaosilva@ines.gov.br"
∙ Ler mensagens enviadas para você
∙ Excluir mensagens enviadas para você
Os delegados não podem, por exemplo:
∙ Bater papo com alguém por você
∙ Alterar sua senha do Gmail