Lato Sensu
Histórico da pós-graduação lato sensuA trajetória do INES no nível da pós-graduação é relativamente recente. O primeiro movimento do INES em direção de ampliar seu campo de formação e capacitação de profissionais no âmbito Lato Sensu ocorreu entre 2008 e 2012 com duas edições do curso “Surdez e Letramento nos anos iniciais para crianças e EJA” realizadas em convênio com o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Esse movimento se consolidou, especialmente, a partir de 2012, quando o INES passou a ofertar, de modo autônomo, o Curso “Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção”. É um curso amadurecido, composto por 10 disciplinas, totalizando 400 horas/aula, em que se destacam temas como "história da educação de surdos", "educação bilíngue para surdos", "ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos" e "aspectos gramaticais e metodológicos para o ensino de Libras como primeira língua". Em 2018, assumindo sua prerrogativa em direção da formação continuada de profissionais para atuar com aprendizes surdos, o INES passou a ofertar outra pós-graduação em “Língua Portuguesa: leitura e escrita no ensino de surdos”. Esse curso objetiva ofertar subsídios teórico-metodológicos para professores e profissionais desejosos de atuar com aprendizes surdos ou que tenham interesse em atuar nessa seara. Com carga horária de 360 horas e 9 disciplinas, entre as quais "educação bilíngue para surdos", "estratégias de leitura e de escrita em língua portuguesa escrita", "literatura e formação do leitor", "gêneros textuais digitais", "elaboração de material didático específico para alunos surdos", esse curso tem o foco na formação de professores e outros profissionais. Além desses dois cursos, o INES já ofertou, em 2022, outras duas Pós-graduações, que, no momento, não estão sendo ofertadas. Uma em "Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos" e a outra em “Tradução de textos de Português para Libras”. A primeira, com o objetivo de refletir sobre a educação de surdos no Brasil, é uma pós diferenciada, por ter suas aulas ofertadas exclusivamente em Libras. O campo da interculturalidade se apresenta como uma possibilidade de se compreender a complexidade do processo educativo em diferentes dispositivos sociais como escola, trabalho, religião, além de possibilitar reflexão sobre etnias indígenas, quilombolas, entre outros. Sua prioridade reside em contribuir com reflexões acadêmicas de professores surdos e não-surdos do INES e de outras instituições parceiras, procurando explorar diferentes aspectos culturais, identitários e subjetivos da educação de surdos. A segunda pretende formar profissionais especialistas, a partir das Competências Tradutórias, para, assim, atuarem na área de Tradução da Libras com habilidade e proficiência. Nesse curso, todas as disciplinas também são ofertadas exclusivamente em Libras, tendo como prioridade o aprofundamento da fluência linguística em Libras. Na construção da grade curricular, priorizou-se a aquisição de conhecimentos e habilidades voltados para a tradução de textos de Português para Libras. Além dos cursos de pós-graduação em nível Lato sensu, o INES também começou a ofertar, desde 2020, o curso de Mestrado Profissional em Educação Bilíngue, hoje em sua quarta turma. |
Cursos► Educação de Surdos em perspectiva bilíngue
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