Sobre o DESU
Apresentação do Departamento de Ensino Superior - DESU
O Instituto Nacional de Educação de Surdos é uma instituição federal de educação que se destina a promover a educação bilíngue de surdos, com instrução em língua brasileira de sinais e língua portuguesa escrita, metodologias, estratégias e didáticas voltadas à pessoa surda, à ciência e à cultura surda em geral. O INES é credenciado junto ao Ministério da Educação - MEC à oferta de Educação Superior (ensino, pesquisa e extensão), que é realizada pelo Departamento de Ensino Superior (DESU). Entre as competências do DESU estão ofertar, coordenar e supervisionar, a partir de suas coordenações, divisões, colegiados e núcleos docentes estruturantes, cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância, atividades de pesquisa e extensão, visando à promoção e oferta de conhecimento e formação à comunidade acadêmica do INES, assim como a produção e a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e acadêmicos, pautando-se sempre no princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Graduação: Licenciatura em Pedagogia Bilíngue – presencial
O curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras/Português) é ofertado pelo INES desde 2006 e considerado uma experiência pioneira na América Latina, tendo a educação de surdos como centralidade em sua matriz curricular.
O curso tem como objetivo formar pedagogas e pedagogos, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural, para atuar na área da docência (educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos- EJA ), na gestão educacional e na atuação do pedagogo em contextos não escolares. Anualmente são ofertadas 60 vagas, em consonância com as cotas nacionais, sendo 50% reservadas exclusivamente para alunos surdos e outros 50% para alunos não surdos. O acesso é realizado por meio de processo seletivo próprio, que leva em consideração as áreas de conhecimentos do ensino médio e as especificidades linguísticas dos surdos, com banca avaliadora especializada no tema. No caso dos alunos não surdos, é exigido que possuam o nível básico de Libras. Outra forma de ingresso é a partir de editais para vagas remanescentes.
A todos alunos matriculados são emprestados tablets para utilização durante os períodos do curso. Os alunos têm acesso à biblioteca física no INES e ao Repositório Huet no seguinte endereço: https://www.gov.br/ines/pt-br/ensino-superior/nucleo-de-educacao-online/repositorio-huet
Graduação: Licenciatura em Pedagogia – EaD
O curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD), a partir da parceria e execução de gestão descentralizada com instituições públicas de ensino superior que sediam os 12 polos de apoio presencial em diferentes regiões do Brasil e um polo no INES, objetiva formar professores/as e gestores/as educacionais, surdos/as e não-surdos/as, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural na modalidade a distância, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos- EJA), na gestão educacional e na atuação em contextos não escolares . A forma de ingresso é anual com oferta de 30 vagas por polo, por meio de edital de aproveitamento de notas dos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Outra forma de ingresso é a partir de editais para vagas remanescentes.
A todos os alunos matriculados são emprestados tablets para utilização durante os períodos do curso. Os alunos têm acesso às bibliotecas físicas das instituições parceiras nos polos e ao Repositório Huet.
Com isso, pretende-se contribuir para a expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade voltado para a comunidade surda no Brasil.
Pós-Graduação
Como um desdobramento quase natural da atuação do INES no campo da educação de surdos e de seu curso de ensino superior, o DESU passou a oferecer aos profissionais de educação e demais interessados na área, também, cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Em 2018 foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a proposta do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do INES. O intuito é formar profissionais para atuarem na área de Educação Bilíngue para Surdos, em seus múltiplos desdobramentos nas áreas de Educação, Educação Especial, Letras/Linguística e Artes, evidenciando o caráter interdisciplinar que constitui historicamente o campo.
Pesquisa e Extensão
O DESU conta com atividades de iniciação científica e de extensão que complementam a formação acadêmica de seus alunos, através das quais se pretende suscitar o espírito crítico, a criatividade e a possibilidade de construção contínua do conhecimento, notadamente na área da surdez. O departamento promove e realiza pesquisas no escopo de sua missão, assim como propõe critérios e procedimentos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e tecnologia relacionadas à surdez. Além disso, busca ampliar o acesso dos alunos e professores a publicações atualizadas.
Extensão, aqui, deve ser entendida como uma atividade acadêmica que interage com os processos de ensino e pesquisa, de modo a contribuir com a formação dos estudantes e estender à sociedade os resultados de seu trabalho acadêmico. Desta forma, é papel também do DESU desenvolver a extensão aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.
O DESU, por meio do seu Programa de Iniciação Científica – IC, e do seu Programa de Extensão- PROEXT, oferta anualmente bolsas de IC e PROEXT para alunos da graduação presencial e EaD.
O DESU conta com Tradutores e Intérpretes de Libras / Português concursados, que atuam em todas as atividades.