A extensão é compreendida como o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e a pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre instituição de ensino superior e sociedade.
A relação transformadora entre instituição de ensino superior e sociedade é o processo de intercâmbio, interlocução e interação que, por meio da circulação de saberes, possibilita: a travessia de fronteiras disciplinares; a articulação de teoria e prática; o surgimento de uma visão integrada das questões sociais; a produção de novos conhecimentos, com base na elaboração crítica do real; a reformulação de concepções e práticas curriculares.
No âmbito da cultura, a extensão deverá promover a colaboração entre instituição de ensino superior e sociedade, visando também: à preservação e ampliação do patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial; a preservação e difusão do patrimônio cultural dos surdos e das manifestações culturais expressas em línguas de sinais; à valorização dos marcos e das manifestações culturais; ao incentivo a novas formas de manifestações artísticas e culturais.
As iniciativas de extensão poderão ser presenciais, semipresenciais ou a distância, planejados e organizados de modo sistemático, com carga horária, mínima e máxima, de 15 horas e 350 horas, respectivamente, e critérios de avaliação definidos.
A proposta para o desenvolvimento de iniciativas de extensão nos seus diferentes níveis e modalidades poderá ter caráter individual ou coletivo, originando-se de docentes e/ou técnicos do INES ou da sociedade.
Tipos de iniciativas de extensão
As iniciativas de extensão são classificadas em:
Ação: é a menor unidade de classificação da extensão, e pode ser realizada isoladamente ou vinculada a um projeto, a uma atividade ou a um programa de extensão;
Atividade: é a ação processual contínua que pode se realizar isoladamente ou vinculada a um programa de extensão;
Projeto: é o conjunto de ações desenvolvidas em um período limitado de tempo, com objetivos e metas definidas. Pode ser realizado isoladamente ou vinculado a um programa de extensão;
Programa: é o conjunto de atividades ou projetos de caráter orgânico-institucional, com diretrizes claramente definidas em função de um objetivo comum, podendo ou não compreender subprogramas.
Tipos de cursos de extensão
O PROEXT-INES também admite propostas de Cursos de Extensão nas seguintes modalidades:
Iniciação: Curso que objetiva, principalmente, oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento;
Atualização: Curso que objetiva, principalmente, atualizar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área do conhecimento;
Treinamento e qualificação profissional: Curso que objetiva, principalmente, treinar e capacitar em atividades profissionais específicas;
Aperfeiçoamento: Curso com carga horária mínima de 180 h, destinado a graduados.
Inscrições
A cada nova turma aberta, nosso formulário de inscrições estará ativo e recebendo as inscrições de alunos. Cabe aos propositores da atividade/curso a aplicação de critérios de seleção para a formação de suas turmas.
|