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EaD Pedagogia Bilíngue (DESU/INES)
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Novas Concepções Teórico-Metodológicas para a Educação e Surdos
Pode-se afirmar que a proposição de uma educação efetivamente bilíngue para surdos e seus desdobramentos político-pedagógicos ainda são fenômenos novos no cenário educacional brasileiro. As últimas décadas presenciaram importantes avanços no domínio da formação docente, com novas abordagens metodológicas, utilizando diferentes recursos de ensino e aprendizagem, além do oferecimento de capacitação de professores para atender necessidades de grupos com demanda singulares.
Nesse contexto, foi instituído o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – “Viver sem Limite” (2011-2014), o qual representou um importante avanço na inclusão de diferentes grupos. Dentre as metas estabelecidas no Plano, quanto ao acesso à educação de surdos, está a criação de doze cursos de Pedagogia na perspectiva bilíngue. Para atender a solicitação do Governo Federal, o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), deu início à criação do primeiro Curso Online de Pedagogia – Licenciatura, na perspectiva bilíngue (atualmente chama-se Pedagogia Bilíngue). O curso objetiva formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) na modalidade online, para atuar em variados contextos educacionais, formais e não formais, levando em conta as especificidades linguísticas e culturais de pessoas surdas. Juntamente à criação do curso, o INES assumiu o compromisso de desenvolver o repositório digital (repositório Huet) do INES, com o intuito de reunir, armazenar, organizar, preservar e disseminar de forma eficaz diversos materiais educacionais digitais voltados à educação de surdos.
Objetivos:
I - Assegurar o envolvimento da comunidade surda na modalidade online de educação, mediante a articulação contínua com todos os setores do INES e outras instituições de ensino;
II - Oferecer cursos e/ou atividades formativas de Graduação e de Pós-Graduação lato sensu; Cursos Sequenciais e de Extensão;
III - Qualificar docentes e técnico-administrativos para atuarem em Educação Online;
IV - Avaliar e emitir parecer sobre propostas de cursos de Educação Online, quanto aos aspectos técnico-pedagógico-financeiros.
V - Propor e desenvolver critérios de seleção dos tutores presenciais, bem como participar de toda a formação desses profissionais;
VI - Propor e acompanhar o aprimoramento contínuo do material didático no repositório online do INES;
VII - Manter a interlocução com representantes de órgãos, agências e instituições interessadas nos cursos do INES, oferecidos pela modalidade online, especialmente entre o INES e os mantenedores de polos de apoio presencial, o Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em Educação Online;
VIII - Promover a interlocução, para fins de investigação científica acadêmica, com pesquisadores de órgãos, agências e instituições interessadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa com alunos e professores dos cursos do INES oferecidos na modalidade online.
Considerações Finais
Ao desenvolver diversas ações na modalidade online, o INES assume o desafio de garantir aos seus alunos um padrão de qualidade educacional, mediante o desenvolvimento de estratégias educacionais inovadoras integradas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com o acesso aberto ao repositório digital e a ampliação do curso de Pedagogia com perspectiva bilíngue (EaD), pretende-se contribuir para a inovação e expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Assim, inicia-se um projeto audacioso de mudança de paradigma na formação de professores surdos e ouvintes no país e de alta relevância para a sociedade brasileira.
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