Curso de Pedagogia Bilíngue (Licenciatura) - EaD
O Curso de Graduação em Pedagogia Bilíngue – Licenciatura (EaD) objetiva é voltado para a formação de professores em parceria com a UAB/ CAPES e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural na modalidade online, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão de espaços educativos escolares e não escolares.
O curso é desenvolvido por meio de ambiente virtual (AVA) de aprendizagem e de eventuais atividades presenciais obrigatórias, que ocorrerão preferencialmente aos sábados, segundo calendários acadêmicos.
- Alteração de nomenclatura autorizada pela SERES de Pedagogia para Pedagogia Bilíngue.
- Acessar o e-MEC para visualizar a nomenclatura.
- Acessar a ata de alteração de nomenclatura do curso
As últimas décadas do século XX presenciaram importantes avanços nos domínios da educação, com novas abordagens metodológicas, introdução de novas tecnologias e formação de professores/as para atender necessidades de grupos com demandas singulares. Neste contexto, vem crescendo, nas esferas pública e privada, a oferta de cursos de graduação e pós-graduação (stricto e latu senso) no campo da formação docente. Contudo, mesmo com o aumento da diversidade de cursos e de número de vagas, há, ainda, acentuada carência de oferta de cursos que tenham como foco grupos com demandas específicas, como é o caso dos/as surdos/as.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Centro de Referência Nacional na Área da Surdez, oferece Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Educação Superior - graduação e pós-graduação, observados o Decreto nº 7.690/2012 e a Portaria MEC nº 323, de 08/4/2009, publicada no DOU de 09/4/2009. Tal como registrado no seu atual Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI (INES, 2011) - quadriênio 2012-2016, a educação é bilíngue (Língua Brasileira de Sinais – Libras e Língua Portuguesa escrita) em todos os níveis – em consonância com a Lei nº 10.436/2002, de 24/04/2002 e com o Decreto nº 5.626/05, de 22/12/2005 – e está implicada no desenvolvimento de uma série de ações que envolvem formação inicial e continuada de professores/as dentro dessa perspectiva.
Em continuidade às ações que visam à consolidação e à expansão do Ensino Superior no INES e ao desenvolvimento de políticas de formação de professores/as, o Instituto assumiu, a convite do MEC, a responsabilidade de implementar, de acordo com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite (Decreto nº 7.612, de 17/11/2011), o Curso de Pedagogia Bilíngue - Licenciatura, na modalidade a distância. O oferecimento ocorrerá, inicialmente, através de 13 polos, cada um com 30 estudantes, localizados nas cinco regiões do país, e distribuídos, conforme orientações do MEC.
Assim, faz parte dos objetivos do INES, a partir da estrutura física para o oferecimento de educação a distância (EaD), plenamente instalada, ampliar as ações locais e, sobretudo, as ações de âmbito nacional, com a oferta de novos cursos de graduação, como é o caso do Curso de Pedagogia Bilíngue (Licenciatura), cujo projeto ora se apresenta.
Tal como se sabe, há uma enorme demanda por formação inicial e continuada na área da surdez e os meios proporcionados pelas tecnologias, dentro de uma perspectiva dialógica e bilíngue, certamente poderão suprir de modo mais intenso e abrangente as necessidades do país nesse campo.
Sala Revoluti
A sala Revoluti é um laboratório de Informática presente nos polos, específico para este curso, com espaço didático modulado em estruturas dinâmicas, que permitem a modificação do ambiente físico de acordo com a proposta pedagógica a ser desenvolvida. Trata-se de uma solução que incorpora o conceito do trabalho em rede ao processo de aprendizagem, em um novo modelo de aula que utiliza o computador como ferramenta de formação. O principal diferencial dessa sala são as mesas de trabalho, que possuem computadores integrados aos tampos das mesas. O cabeamento usado para alimentar esse computador fica todo embutido dentro da estrutura da mesa. Apesar disso, as mesas possuem rotação do tampo, que permite o aluno acessar o computador por qualquer lado, assim como rotação da estrutura, que permite a mesa se movimentar pela sala, de modo a se encontrar a outras mesas e formar diversos arranjos. Sendo assim, é possível alternar rapidamente do trabalho individual para grupos de 2, 3, 4, 5 e 6 alunos, formação circular, em ferradura, entre outras. O principal diferencial dessa sala são as mesas de trabalho, que possuem computadores integrados aos tampos das mesas.