Noturno - EJA
O Serviço de Ensino Fundamental 1º Segmento atende, no turno noturno, os alunos surdos a partir de 15 anos, com as disciplinas da Base Nacional Comum e a disciplina Libras. Neste segmento, são adotadas estratégias adequadas para atender estudantes jovens e adultos, de acordo com os interesses de sua faixa etária.
Os jovens e adultos matriculados nos primeiros anos escolares do Ensino Fundamental noturno (1º ao 5º ano) apresentam características muito específicas. Em geral, esse aluno é aquele que nunca frequentou a escola, ou por algum tipo de dificuldade, suspendeu o percurso escolar na infância e retorna ao estudo, pouco ou muito tempo depois, para concluir a tarefa interrompida. Dessa forma, é adequado que se pense uma proposta curricular diferenciada, que atenda às demandas específicas dessa população sem, entretanto, deixar de cumprir a base curricular estabelecida para o Ensino Fundamental. Assim, como no Ensino Fundamental oferecido no turno diurno, o currículo do primeiro segmento do Ensino Fundamental noturno compõe-se de cinco disciplinas regulares na Base Nacional Comum (Português, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Ciências e Artes) e uma na parte diversificada (Libras). A prática pedagógica, por sua vez, é organizada de forma diferenciada de modo a fazer frente às demandas específicas desse grupo de alunos.
O currículo do 2º segmento do Ensino Fundamental Noturno (6º ao 9º ano) corresponde ao praticado no Ensino Fundamental diurno nesta Instituição. A grade curricular compõe-se de disciplinas regulares em número de nove, sendo sete na Base Nacional Comum (Língua Portuguesa / Literatura Brasileira, Artes, Educação Física, História, Geografia, Ciências, Inglês e Matemática) e uma na Parte Diversificada (Libras).
O currículo do Ensino Médio noturno (1ª, 2ª e 3ª série) possui a grade curricular das disciplinas regulares contidas na Base Nacional Comum (Língua Portuguesa / Literatura Brasileira, Artes, Educação Física, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, Espanhol ou Inglês e Matemática) e na Parte Diversificada (Libras).
Em 2023, o DEBASI retomou as discussões acerca da implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a participação de representantes de todas as equipes.
Em 2024, a EJA teve início em todo o noturno, de modo experimental.