Sobre o PROAT
O Programa de Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos constitui-se de diferentes modalidades de apoio formativo às organizações públicas, professores e outros profissionais da educação que buscam informações sobre a surdez e a educação de surdos. Presta apoio técnico a instituições das esferas federal, estadual e municipal na implantação e implementação de serviços de atendimento educacional, por meio da capacitação de recursos humanos; promove cursos de extensão a professores e outros profissionais sobre o tema em questão e; oferece a oportunidade de visitação guiada informativa sobre a história da educação de surdos e do INES, São as seguintes as ações de extensão:
1. Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos (AT)
Evento regido por edital anual, destinado à seleção de Instituições de Ensino Federal, Estadual e Municipal de cada região do país para atender a professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, EJA, e AEE e profissionais que buscam formação para atuação com alunos surdos e/ou alunos surdos com deficiências associadas, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidade e superdotação. A Assessoria Técnica tem duração total de 24 horas, distribuídas em 03 três) dias, compostas por temas escolhidos pelo órgão solicitante , conforme a necessidade local. Os professores do INES que vão prestar as assessorias são selecionados por meio dos critérios dispostos em chamada pública interna, quais sejam: área de atuação no INES (etapa e modalidade) e tempo de experiência na área escolhida no INES.
Clique aqui para ver as últimas notícias sobre as assessorias técnicas prestadas pelo INES em 2023
2. Encontro Formativo dos CAS
Os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez – CAS foram criados a partir da necessidade de promover suporte pedagógico aos professores de todos os estados brasileiros de forma a viabilizar a inclusão escolar dos estudantes surdos. O projeto de implantação dos CAS (2005) foi um compromisso firmado entre MEC/Secretaria de Educação Especial com as Secretarias Estaduais de Educação, Instituições de Ensino Superior, Organizações Não Governamentais, com o objetivo de viabilizar a implantação desses centros nas 27 Unidades Federadas. Os CAS têm como objetivos: promover a formação continuada de professores e profissinais de escolas que tenham estudantes surdos sobre processos ensino e aprendizagem bilíngue; cursos de LIBRAS como L2 para ouvintes; cursos de Lingua Portuguesa como L2 ( escrita) para adultos surdos; cursos de formação de profissionais tradutores/intérpretes; produção, tradução e adequação de material didático para alunos surdos sa rede regularde ensino.
Neste sentido, o INES, promove encontros formativos com os profissionais dos CAS durante o ano. A agenda anual de encontros compõe-se de: 3 encontros online para reflexão sobre temas do campo da educação de surdos, escolhidos pelas unidades e, encontros para discussão coletiva sobre desafios na atuação junto à educação bilíngue de surdos na perspectiva da inclusão. O quarto encontro se dá presencialmente, onde são traçados encaminhamentos para a atuação como multiplicadores dos temas pertinentes ao campo no ano seguinte.
3. Curso de Extensão
O Curso de Extensão destina-se a professores e demais profissionais que atuam na área da educação e que procuram formação nas áreas da educação de surdos ou de surdos com deficiências e/ou transtornos do desenvolvimento no ambiente escolar.
A carga horária dos cursos podem variar de 48 horas para atualização a 180 horas para aperfeiçoamento, dependendo da demanda anual para as formações .
O curso de extensão é ofertado na modalidade on-line e disponibiliza certificados para os cursistas que tiverem frequência acima de 75% nas aulas.
4. Visita Técnica Formativa.
As visitas são destinadas a profissionais da educação ou áreas afins, estudantes, pessoas surdas e familiares de surdos que desejam obter conhecimentos a respeito da educação de surdos.
A visita tem como objetivo apresentar as instalações do instituto, de sua história e do trabalho desenvolvido nos diferentes setores de atendimento com duração máxima de duas horas.
O visitante é acompanhado por profissional do INES ouvinte ou surdo, dependendo da língua de interação.
As pessoas interessadas em conhecer o INES precisam preencher um formulário nas datas disponíveis, com pelo menos uma semana de antecedência e será permitido a inscrição de grupos com no máximo de 20 pessoas. Após análise do formulário, o interessado receberá um e-mail de confirmação do dia de sua visita.
Clique aqui para vídeo em LIBRAS