Revista Arqueiro 43
Prezad@s leitor@s
Nesta edição, a revista Arqueiro n° 43
nos presenteia com artigos produzidos por
profissionais da área de educação que atuam
nos CAS - Centro de Atendimento ao Surdo - de
todo o território nacional, contendo conteúdos
com reflexões sobre a atuação no espaço escolar
inclusivo com crianças e adolescentes surdos
com múltiplos comprometimentos. Estes textos
são o trabalho de conclusão desses profissionais,
no curso de aperfeiçoamento intitulado
“Abordagem Integral da Pessoa Surda com
Múltiplos Comprometimentos”, organizado pelo
Departamento de Desenvolvimento Humano
Científico e Tecnológico do INES e integrante
do Programa Nacional de Educação Bilíngue de
Surdos - PRONAEBS.
O primeiro artigo apresenta a experiência de
duas professoras no ensino da Língua Portuguesa
e do Braille com um aluno portador de Síndrome
de Usher. Além dos aspectos pedagógicos,
essas professoras de Santa Catarina discutem
a importância do processo de construção da
identidade das pessoas surdocegas, assim
como da aceitação e apreensão do conceito de
surdocegueira pelas famílias.
No segundo artigo, apresenta-se a
discussão a partir de uma revisão bibliográfica
sobre o ensino da Língua de Sinais para pessoas
com diagnóstico de Transtorno do Espectro
Autista (TEA) não verbais. Esta população
representa um desafio para as famílias e para
a escola. Os autores apresentam a Libras
como uma alternativa para a comunicação,
independente se essas pessoas são surdas ou
ouvintes.
O terceiro artigo trata-se de um relato
de experiência com um aluno surdo com
paralisia cerebral em Aracaju (Alagoas), na
Sala de Recursos Multifuncionais. A autora
apresenta estratégias pedagógicas e recursos
instrucionais, desenvolvidos a partir de um
plano de ensino específico para este aluno.
O quarto artigo nos convida à reflexão
sobre o ensino de Libras e a disciplina de
Geografia no ensino médio. A autora analisa
como a não apreensão de língua estruturada
afeta a construção do conhecimento,
neste caso da disciplina de Geografia, e os
desdobramentos no cotidiano dos sujeitos.
O quinto artigo se refere a uma revisão
de bibliografia sobre os desafios de sujeitos
surdocegos em todos os ambientes, incluindo
o escolar. A partir dessas referências, a autora
apresenta um relato de experiência com
um aluno surdocego matriculado no sétimo
ano do ensino fundamental, descreve as
estratégias pedagógicas e como elas devem
ser centradas no educando.
Desejamos a tod@s uma excelente leitura!!
As editoras!
Arqueiro / Instituto Nacional de Educação de Surdos. – Vol. 1 (jan/jun 2000) –
Rio de Janero : INES – v. : il. ; 28cm
Vol. 43 (2022), Semestral – ISSN-15 8-2495.
1. Surdos – Educação. I. Instituto Nacional de Educação de Surdos
(Brasil). COD-371.912