Notícias
Representantes de CAS, INES e Dipebs se reúnem em último encontro do ano
Em Libras
10/12/2024
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) concluiu na última quarta-feira, 4 de dezembro, a edição 2024 da série anual de encontros com os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) de todo o Brasil. Como acontece nos últimos anos, o último evento foi realizado com a presença de gestores dos CAS na véspera da abertura do 23º Congresso Internacional e 29º Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos - COINES 2024. A Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs) do Ministério da Educação (MEC) também acompanhou a reunião.
Participaram 11 representantes das cinco macrorregiões do país por videoconferência na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e nove presencialmente, na sede do INES, no Rio de Janeiro (RJ), além da equipe da Divisão de Cooperação Técnica (Dicte) do instituto e da diretora da Dipebs, Patrícia Luíza Rezende.
No encontro, os gestores participantes compartilharam demandas e expectativas a respeito da elaboração de novas diretrizes para o funcionamento dos CAS de acordo com as suas realidades locais. Além de registrar as observações, Patrícia apresentou programas e ações da Dipebs. Também foram escolhidos dois membros para representarem os CAS no grupo de trabalho que está sendo formado pela Dipebs para a construção de diretrizes para a educação bilíngue de surdos em território nacional. "Tratamos da elaboração de um documento com todos os pontos que vem sendo levantados nos encontros com os CAS desde 2023 para dar suporte ao GT, que será criado em 2025", acrescentou Márcia Regina Gomes, chefe da Dicte.Sobre os CAS
Os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) são órgãos ligados às Secretarias de Educação e têm como objetivo promover a educação bilíngue, por meio da formação continuada oferecida aos profissionais e da elaboração de materiais didáticos adequados a estudantes surdos e com deficiência auditiva. O INES desenvolve ações de disseminação de conhecimentos e capacitação de profissionais para atuarem de forma efetiva na área da surdez e, desde 2012, vem atuando como interlocutor entre os CAS de todo o Brasil. Saiba mais aqui.