Notícias
Profissionais do INES prestam assessoria técnica no Amazonas
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), por meio da Divisão de Cooperação Técnica (Dicte), realizou uma assessoria técnica em Manaus (AM), entre os dias 9 e 11 de julho, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas. Tendo como temas o atendimento educacional especializado bilíngue e a função dos tradutores-intérpretes na sala de aula, este foi o segundo evento formativo de 2024 previsto no calendário do edital publicado em março. Participaram cerca de 70 pessoas, entre professores e demais profissionais de educação da rede estadual amazonense, além de acadêmicos, estudantes e funcionários do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Associação dos Surdos de Manaus e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus.
Durante os três dias, a professora Violeta Moraes e as tradutoras-intérpretes Adriana do Espírito Santo e Jaqueline Luna ministraram a formação para o público, incluindo dinâmicas e discussões coletivas. "O INES vem sendo representado por seus servidores com atuações teórico-práticas pautadas nas suas experiências em sala de aula, consolidando um formato interativo-reflexivo nas assessorias, em que os participantes são provocados a trazer uma reflexão sobre os temas abordados e a compartilhar suas experiências locais", afirmou a responsável pela Divisão de Cooperação Técnica (Dicte) do INES, Márcia Regina Gomes, que também esteve no evento.
As assessorias técnicas têm o objetivo de apoiar a implementação ou aperfeiçoamento do trabalho de educação em perspectiva bilíngue para surdos nas diversas regiões do país. Ainda haverá mais três assessorias em 2024, nos estados de Sergipe, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esta foi a segunda vez consecutiva que a Secretaria de Educação do Amazonas conseguiu aprovação no processo seletivo para recebimento do evento formativo.