Notícias
Profissionais do INES participam de curso da ENAP sobre compras públicas
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) ministrou, entre os dias 4 e 6 de setembro, o curso "Praticando a Compra Pública: ETP e TR" exclusivamente para funcionários do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). As aulas aconteceram nos três dias das 9 às 17h, na sala Revoluti, que fica no terceiro andar do prédio principal do instituto. Cerca de 30 profissionais de diferentes áreas de atuação participaram do curso, que teve como objetivo capacitar servidores e prestadores de serviço que trabalham diretamente com a elaboração de termos de referência, estudos técnicos preliminares e toda a documentação relacionada ao processo de aquisições e compras públicas.
Entre os alunos, estavam funcionários de todos os departamentos, inclusive do corpo gestor do instituto. O curso, que contou com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi ministrado pelo professor Themistocles Alves, administrador que dá aulas de licitações pela Enap desde 2015. Em abril, o INES já havia promovido para os seus servidores uma palestra sobre a nova Lei de Licitações (nº 14.133/21) e os novos modelos de aquisição e pré-qualificação, oferecida pela Consultoria-Jurídica da União no Estado do Rio de Janeiro (CJU/RJ).
A iniciativa partiu do diretor do Departamento de Planejamento e Administração (Depa) do INES, Alvanei Viana, que destacou a preocupação em englobar todos os segmentos da instituição. "Esse curso faz parte de uma programação de capacitação planejada já no início do ano, a partir de um diagnóstico feito pela equipe do Depa que constatou, em diversos setores do INES, uma lacuna quanto à habilidade na construção desse tipo de documentos, principalmente no aspecto legal, devido à atualização da legislação", afirmou.
De acordo com Alvanei, a ideia é organizar mais ações de capacitação voltadas para as áreas meio, ou seja, aquelas que não estão intrinsecamente ligadas a atividades pedagógicas, acadêmicas e de atendimento aos alunos, mas que são essenciais para o funcionamento da instituição: "Em 2024, queremos dar continuidade a essa programação com eventos sobre temas relacionados e até mesmo uma formação orientada para liderança, pensando nas nossas chefias e coordenadores", acrescentou o diretor.