Notícias
INES promove terceira edição da Semana da Consciência Negra
Em Libras
29/11/2024
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) promoveu, nos dias 25 e 26 de novembro, a III Semana da Consciência Negra, com o tema "Educação Antirracista para Todos". Organizado pelo Departamento de Ensino Superior (DESU) e aberto ao público, o evento teve como objetivo central propor reflexões e ações que contribuam para a erradicação do racismo nas instituições e na sociedade.
A coordenadora do programa de extensão, Marisa Gomes, apresentou o evento às cerca de 40 pessoas que estavam no auditório do DESU, junto à diretora substituta do departamento, Yrlla Ribeiro, e à diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT), Danielle Lins, na mesa de abertura. "Entre lutas e batalhas estamos aqui, resistindo e fazendo esse movimento de falar sobre nós", afirmou Marisa, que mencionou a importância de realizar o encontro a cada ano, baseando-se especialmente em dados e notícias referentes à violência e à discriminação racial recentes.A palestra de abertura foi mediada pelo professor Ricardo Janoário, da Coordenadoria de Educação a Distância do INES, e contou com duas convidadas: a vereadora Mônica Cunha e a professora da rede municipal do Rio Esli Barbosa. Mônica relembrou conquistas como a criação da primeira Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara Municipal, que agora é permanente, e citou como inspiração notórias políticas como Benedita da Silva, primeira vereadora negra do Rio de Janeiro, e Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018. Esli apresentou o trabalho que realizou na Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, na Zona Norte do Rio, de reconhecimento e valorização da herança africana entre alunos.
O evento seguiu com outras palestras e mesas redondas, além de atividades culturais e oficinas, como a de "literatura para pretinhos", conduzida por professoras da rede municipal de ensino e focada em obras infantis com protagonismo de personagens negros. No segundo dia, houve o lançamento do livro "Pedagogia do Axé", com debate sobre os terreiros de Candomblé como espaços de aprendizagem e resistência. Estiveram presentes lideranças afrorreligiosas como Pai Adailton Moreira, Iyá Wanda Araújo e Pai Dário Onísègun, colaboradores na obra, a convite do professor do DESU José Renato Batista.Representatividade, interseccionalidade e a valorização da ancestralidade foram temas de destaque na semana. A programação incluiu, ainda, um sarau e a estreia da exposição "Infância nos Terreiros: Crianças Plurais, Morada Singular", da Defensoria Pública da União. A mostra fotográfica fica até o dia 13 de dezembro no prédio do DESU, no INES, e é aberta ao público. "Escolas podem trazer seus alunos para visitar a exposição", informou José Renato.
Mais imagens aqui.