Notícias
INES inicia atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Em Libras
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) iniciou as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do qual participa como instituição selecionada em edital pela primeira vez. Foi realizada uma reunião de planejamento, no dia 30 de janeiro, e um evento de abertura, no dia 6 de fevereiro, para integrar os 54 alunos do curso de graduação em Pedagogia Bilíngue classificados nas seleções internas de bolsistas, além dos coordenadores de área e da coordenadora institucional do programa, Yrlla Ribeiro. O INES obteve pontuação máxima no edital do Pibid para o biênio atual, que vai até 2026, tendo alcançado o primeiro lugar entre as instituições classificadas.

- Professor da UFRJ ministrou palestra sobre o Pibid no INES
No auditório do DESU, Renato apresentou aos estudantes de licenciatura ações desenvolvidas no âmbito do Pibid dentro da UFRJ — em especial na faculdade de Educação Física — e abordou os principais problemas e alternativas vivenciadas no decorrer dos 18 anos do programa. "A aproximação faculdade-escola é um desafio que o Pibid e a formação de professores em geral têm perseguido. O programa garante esse contato semanal com a escola, com as pessoas que constroem a escola, com as crianças e adolescentes e com a comunidade", apontou. Assim como a primeira reunião de trabalho, a palestra de abertura reuniu todos os bolsistas selecionados do curso de Pedagogia Bilíngue do INES. "Esperamos que o Pibid oportunize muita formação para todos", afirma Yrlla.
Sobre o programa
O Pibid é uma iniciativa do Governo Federal que busca incentivar a formação de professores por meio de bolsas de iniciação à docência, aproximando os estudantes de licenciatura à prática pedagógica para que vivenciem o cotidiano escolar e adquiram experiência em sala de aula. Os projetos aprovados em edital têm vigência inicial de dois anos e devem ser implementados exclusivamente em escolas das redes públicas de educação básica, com permanente articulação com as secretarias de educação ou órgãos equivalentes. No INES, os bolsistas participantes atuarão tanto no Colégio de Aplicação (CAp/INES) quanto em escolas municipais parceiras da Baixada Fluminense, nas turmas de Ensino Fundamental com alunos surdos.