Notícias
INES conduz segundo encontro dos CAS de 2023
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) deu continuidade nesta quarta-feira, dia 12 de julho, à agenda de encontros com os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) de todo o Brasil em 2023. Este segundo evento, também realizado pela internet, teve como tema central o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todos os segmentos da Educação Básica. Participaram cerca de 60 pessoas, representando os CAS de 25 estados, que receberam a assessoria das professoras do INES Luciana Andreia Furtado, Andreia Galloulckydio e Erika Winagraski.
Saiba como foi o primeiro encontro aqui
No início do ano, foram realizadas reuniões e contatos com os CAS para mapear as demandas apresentadas por seus gestores, a fim de prestar assessoria sobre as questões levantadas neste formato de encontros online e presenciais. O objetivo é que os CAS funcionem como multiplicadores das ideias trocadas durante essas reuniões. De acordo com o cronograma do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT) do INES, haverá mais dois encontros: um no dia 16 de agosto, também online, e o último no dia 26 de setembro, presencial, antecedendo o COINES.
Mais informações sobre os encontros aqui.
Sobre os CAS
Os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) são órgãos ligados às Secretarias de Educação e têm como objetivo promover a educação bilíngue, por meio da formação continuada para profissionais que atuam no AEE e da elaboração de materiais didáticos adequados a estudantes surdos e com deficiência auditiva.
O INES desenvolve ações de disseminação de conhecimentos e capacitação de profissionais para atuarem de forma efetiva na área da surdez e, desde 2012, vem atuando como interlocutor entre os CAS de todo o Brasil. Saiba mais aqui .
A versão em Libras da notícia está sendo produzida e será disponibilizada aqui em breve.