Notícias
INES alcança primeiro lugar no PIBID, da CAPES
Versão em Libras
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) foi classificado em primeiro lugar no edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2024. O programa é executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de professores em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O resultado foi divulgado no fim do mês de setembro e selecionou 293 Instituições de Ensino Superior, a partir da avaliação de projeto institucional e subprojetos de cada uma.
Com pontuação total máxima (300), esta é a primeira vez que o INES participa do edital, segundo o Departamento de Ensino Superior (DESU) do instituto. Para o seu curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue, foram solicitadas 18 bolsas para discentes, três para professores supervisores de escolas de educação básica parceiras e uma para coordenador institucional. "Ficarmos em primeiro lugar demonstra a importância da educação bilíngue no cenário nacional, bem como o papel do INES em formar professores para a educação de surdos e contribuir com a prática pedagógica dos que já atuam na área", destaca a coordenadora pedagógica do DESU, Yrlla Ribeiro, que é uma das coordenadoras institucionais do PIBID no INES.
Sobre o programa
O PIBID é uma iniciativa do Governo Federal que busca incentivar a formação de professores por meio de bolsas de iniciação à docência, aproximando os estudantes de licenciatura à prática pedagógica para que vivenciem o cotidiano escolar e adquiram experiência em sala de aula. Os projetos aprovados no resultado final devem ser implementados exclusivamente em escolas das redes públicas de educação básica, com permanente articulação com as secretarias de educação ou órgãos equivalentes. A vigência dos projetos selecionados é de dois anos, podendo ser prorrogada.