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INES promove lançamento de central de atendimento em língua de sinais do INSS no Rio
Versão em Libras
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), por meio da Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional (Diepro), promoveu na tarde do dia 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, o lançamento de duas unidades da Central de Atendimento em Libras (CAL), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 50 pessoas no auditório do Departamento de Ensino Superior do INES. Além de servidores dos dois institutos, estiveram presentes representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, da Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Governo do Estado, da Central Carioca de Intérpretes de Libras (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência), do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e da Rede Incluir, entre outros.
Uma equipe de cerca de 10 funcionários do INSS apresentou o projeto-piloto da CAL, que presta atendimento a pessoas surdas em Libras. "A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão previdenciária da comunidade surda. Atualmente usamos tecnologias da informação e comunicação para permitir um atendimento humanizado, acessível e efetivo. Queremos expandir a central para que o surdo possa ser atendido de onde achar conveniente e com autonomia. Nossa ideia é ampliar canais e possibilidades", afirmou o coordenador da CAL, José Wilker, que disse estar emocionado ao visitar o INES pela primeira vez.
O INSS já oferece atendimento em língua de sinais em São Paulo e Alagoas. A partir do dia 29 de abril, por meio da CAL, passa a prestar serviços previdenciários a pessoas surdas do Estado do Rio, em dois locais: na Agência da Previdência Social (APS), em Niterói, e no Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (Ciad), no Centro do Rio. Os atendimentos serão às terças-feiras, mediante agendamento pela Central 135 ou presencialmente, nas duas unidades. Em cada uma delas, serão disponibilizadas quatro vagas por semana. O servidor do INSS fará o atendimento remoto, com todas as orientações e serviços que o órgão oferece, como aposentadorias e pensões, por exemplo.Durante o lançamento, a diretora-geral do INES, Solange Rocha, e a assessora da Direção-Geral Luciane Cruz reforçaram a importância de ações como esta, que possibilitam o acesso a serviços públicos, para a garantia dos direitos da população surda. "Recebemos com alegria essa iniciativa. Nosso encontro é um desdobramento de uma grande luta dos surdos, que não se encerra. O papel político do INES é promover e ajudar a promover ações de modo que o acesso da comunidade surda aos seus direitos, às instituições, seja garantido", destacou Solange. Luciane lembrou as dificuldades presenciadas por seu pai, também surdo, no suporte dado nas agências sobre questões previdenciárias, no passado. "Esta parceria do INSS é um ganho enorme para nós e torço para que prossiga", acrescentou a assessora.
Segundo Carlos Túlio Medeiros, coordenador da Diepro, a parceria com o INSS teve início em 2017, quando o INES passou a fazer parte do Fórum Estadual de Ação Inclusiva, coordenado pelo Ministério do Trabalho, que reúne entidades públicas e privadas que atuam em questões referentes à empregabilidade de pessoas com deficiência: "Começamos a trabalhar com a Coordenação de Educação Previdenciária do INSS, que ofereceu diversos cursos sobre o tema na Diepro. Tais parcerias facilitam o acesso e abrem portas à pessoa surda, por isso a Diepro/INES tem praticado essa relação institucional", observou.