Notícias
Curso de Libras do INES recepciona alunos e apresenta mudanças na abertura do segundo semestre
Versão em Libras
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) promoveu, entre os dias 5 e 8 de agosto, a abertura do segundo semestre letivo de 2024 do seu Curso de Libras. Durante a semana, foram realizadas 11 reuniões presenciais e uma online, com todas as turmas, para explicar as mudanças na abordagem e na metodologia do curso neste ano. Também foram apresentadas melhorias na infraestrutura das aulas e reelaboração do material didático.
Atualmente, são quase 1.500 alunos matriculados, nas modalidades presencial e online. No último processo seletivo para ingresso, a Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos (DFCRH) do instituto, responsável pelo curso, registrou a procura de cerca de 9 mil interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais. Segundo a chefe do DFCRH, Rejane Silvéria, esse interesse é muito positivo, na medida em que permite às pessoas surdas interagir com as ouvintes, por meio da comunicação, e vice-versa.
Facilitar essa interação colabora para a inclusão dos surdos na sociedade. "O Curso de Libras do INES tem um papel importantíssimo, pois é uma formação voltada para a comunicação diária com pessoas surdas. O público é variado: há quem deseja conhecer a língua, há familiares de surdos, há quem trabalha ou quer trabalhar com a comunidade surda etc. Por isso, tem muito retorno para a sociedade", afirma Danielle Lins, diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT) do INES.