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Coordenação do mestrado profissional do INES recepciona novos alunos da pós-graduação
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O Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) deu sequência à série de eventos de boas vindas aos novos alunos com uma recepção, na tarde do dia 4 de março, segunda-feira, da turma 2024 do mestrado profissional em Educação Bilíngue. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes no auditório do DESU para uma apresentação do curso e um café de confraternização. Esta é a quarta turma do curso stricto sensu, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Bilíngue do INES (PPGEB).
As coordenadoras do mestrado profissional Cristiane Taveira e Lívia Buscácio (adjunta) passaram informações sobre a pós e detalharam linhas, grupos e propostas de pesquisa. Ainda participaram da abertura do evento a diretora do DESU, Elizabeth Serra, e a diretora-geral do INES, Solange Rocha, que é professora da linha "Surdos: Memória, Marcadores Linguísticos, Culturais e Territoriais". Além das diretoras, coordenadoras, docentes e mestrandos, também compareceram a chefe de gabinete do INES, Patrícia Rezende, e a assessora da Direção-Geral Luciane Cruz.
Solange parabenizou os alunos recém-chegados e a coordenação, bem como os professores Alexandre Rosado e Cláudia Pimentel, que colaboraram no processo de criação do curso, em 2016. "A experiência da pós é recente, mas aqui se formam professores desde os anos 50. O INES tem 166 anos e há 166 anos ele vem produzindo conhecimento", observou. Assim como ela, Elizabeth destacou a pluralidade de ideias como uma das qualidades da formação acadêmica no instituto, e reiterou o compromisso com os estudantes que ingressam: "Temos buscado medidas para garantir acessibilidade, assistência acadêmica e condições de permanência para os alunos da graduação e da pós", afirmou.O curso de mestrado profissional do INES tem como principal objetivo a formação de profissionais para atuarem no âmbito da educação bilíngue para surdos, em seus diversos desdobramentos nas áreas de Educação, Educação Especial, Letras/Linguística e Artes, evidenciando o caráter interdisciplinar que constitui historicamente o campo.