Notícias
Coordenação de Ensino a Distância do INES compartilha conhecimentos em workshops internos
Versão em Libras
A Coordenação de Ensino a Distância (CEaD) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) realizou uma série de workshops internos, no mês de julho, com toda a equipe. O objetivo foi aumentar o entendimento dos funcionários do setor sobre como é feito o trabalho em cada etapa de produção de conteúdo na modalidade da educação à distância (EaD), tornando a equipe multidisciplinar mais coesa. Em abril deste ano, o curso de graduação em Pedagogia EaD do INES conquistou a nota máxima na avaliação de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo a coordenação do núcleo EaD, as oficinas tiveram início no dia 1º e terminaram na última terça-feira, 23 de julho. "A ideia surgiu quando entendemos a necessidade de sistematizar o trabalho da equipe multidisciplinar, que é o coração do curso, e poder compartilhar esse conhecimento para os todos os atores envolvidos no EaD. Até então, não tínhamos todas as funções definidas e a ideia é que a gente defina o fluxo de trabalho a partir disso", afirma Luciana Moratelli, coordenadora de assuntos acadêmicos da CEaD.
A equipe conta com quase 30 profissionais e é dividida em três grandes áreas: pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção é a etapa em que as videoaulas são idealizadas, a partir das disciplinas que vão ser oferecidas ou reformuladas pelo curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD. Neste momento, trabalham designers educacionais e roteirista. A fase de produção é quando são gravados os vídeos e desenhadas as artes — participam deste processo os profissionais de filmagem, os intérpretes de Libras e os videografistas. Na pós-produção ocorrem a edição de vídeo, a locução, a legendagem e a publicação das aulas na plataforma, junto aos designers instrucionais.O curso superior de licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD do INES foi criado com o objetivo de formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue — Libras/Língua Portuguesa — e intercultural, no formato online, para atuar na área da docência, em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e na gestão de espaços educativos escolares e não escolares.