Notícias
Cineclube do INES apresenta filme com elenco surdo
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) exibirá, no dia 18 de maio, às 18h30, uma sessão do filme "Acorda, Zé! Sua comadre está de pé!", um longa-metragem em Língua Brasileira de Sinais com elenco formado exclusivamente por atores surdos. A produção brasileira, livremente adaptada da peça teatral homônima, foi premiada no ano passado no festival estadunidense IndieFEST Film Awards e indicada a outros prêmios. A exibição, gratuita e aberta ao público, acontecerá no auditório principal do instituto e faz parte do projeto de extensão Cineclube INES, coordenado pelo professor Ricardo Janoário.
Sinopse
Lançado em 2021, o filme "Acorda, Zé! Sua comadre está de pé!" é inspirado em uma narrativa farsesca que mistura elementos da cultura popular brasileira e da commedia dell'arte italiana, vertente do teatro renascentista com improvisações e personagens mascarados. Com direção de Adelino Matias de Carvalho e Venício Fonseca, a obra conta a epopeia de Zé-di-Riba, personagem malazarteano “contador de causos” que inventa histórias para se livrar de trabalhos.
Maria, esposa de Zé-di-Riba, escuta na rádio a notícia de um eclipse. Assustada com as crendices de mau agouro, corre para contar a seu marido sobre o estranho acontecimento, mas encontra-o deitado na rede, na sua preguiça de sempre. Após inventar mais um "causo" para ela, Zé sonha que vai procurar emprego na fazenda de seu arquirival. Sonho e realidade se fundem, transformando tudo num grande pesadelo. Zé, frente a frente com o destino, é colocado em xeque para decidir o curso dessa história.
Sobre o Cineclube
Desde 2015, o Cineclube INES, projeto de extensão do Departamento de Ensino Superior, apresenta filmes periodicamente, com debates após a exibição, para alunos e funcionários do instituto. O projeto tem como objetivo trazer experiências e discussões em torno do cinema para dentro da comunidade surda, além de promover redes de debates que compartilhem ideias e conhecimentos relativos à produção cinematográfica e aos temas de relevância social levantados nos filmes, a fim de incentivar o desenvolvimento do senso crítico, sobretudo em espaços educacionais. Esta edição, organizada em parceria com outros dois departamentos (o de Educação Básica e o de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico), será aberta a toda a comunidade, com entrada livre.