Notícias
Alunas do CAp-INES gravam vídeos sobre a Copa do Mundo Feminina
Dez alunas do Ensino Médio do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp-INES) participaram de uma atividade em vídeo sobre a Copa do Mundo Feminina da FIFA, que está sendo realizada entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. Os professores de Educação Física do INES Loyana Souza e Carlos Augusto Álvaro desenvolveram o trabalho a fim de trabalhar com as jovens questões relacionadas à visibilidade da competição, e o resultado pode ser conferido nos vídeos ao lado (a gravação foi feita antes do decreto que determinou ponto facultativo).
A proposta partiu do interesse das alunas sobre o campeonato feminino e a pouca divulgação sobre o evento. "Elas também queriam saber por que no mundial masculino houve ponto facultativo para ver os jogos e no feminino até então não havia", conta Loyana. Após solicitação da ministra do Esporte Ana Moser, o governo brasileiro decretou, no dia 18 de julho, ponto facultativo para servidores da administração federal nos dias de jogos da seleção brasileira — prática até então adotada somente em dias de jogos da seleção masculina. Esta é a primeira vez que isso acontece durante o campeonato feminino. O INES já divulgou nota sobre as alterações no horário de expediente.
Segundo Loyana, temas como a desigualdade de gênero no esporte foram abordados com as estudantes durante a elaboração dos vídeos: "Em diversos países, o futebol feminino evoluiu devido à luta das jogadoras e de outras pessoas envolvidas, pois as mulheres querem igualdade de direitos em relação ao torneio masculino", observa. Agora, os professores pretendem debater textos críticos sobre o assunto em aula e fazer outras gravações, apresentando uma síntese de como foi o evento, a participação do Brasil e a adesão do público ao torneio.
A versão em Libras da notícia está sendo produzida e será disponibilizada aqui em breve.