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Comissão Própria de Avaliação do INES publica relatório de autoavaliação institucional
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) publicou a primeira parte do relatório de autoavaliação institucional referente ao período de 2023 a 2026, que tem como objetivo apresentar o resultado do processo de avaliação realizado por docentes, discentes e técnico-administrativos sobre o desenvolvimento institucional e a infraestrutura do INES. O documento, que tem 2023 como ano base, é o primeiro relatório parcial do ciclo avaliativo.
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A CPA deliberou por dividir as dez dimensões institucionais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) em três partes, uma para cada ano avaliativo — abrangendo, ao final do triênio, todos os cinco eixos do instrumento de avaliação externa. Neste primeiro ano do ciclo, foram avaliados os eixos 1 (Planejamento e Avaliação Institucional) e 2 (Desenvolvimento Institucional). Também foram apresentadas informações sobre os ex-alunos do INES, egressos do curso de Pedagogia presencial e a distância (EaD).
Formada por professores, alunos, técnicos-administrativos e representantes da sociedade civil organizada, a CPA é um órgão obrigatório nas instituições de educação superior, sendo imprescindível para garantir melhorias constantes no funcionamento dessas instituições e para promover a qualidade acadêmica em todos os níveis.