O que são os CAS?
Os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez – CAS constituem-se em um local de formação continuada para professores ouvintes e surdos, professores intérpretes, instrutores surdos e de tradutores e intérpretes de LIBRAS e demais profissionais que atuam na área da surdez. Os Centros foram criados a partir da necessidade de se promover suporte pedagógico aos professores e demais profissionais de todos os estados brasileiros de forma a viabilizar a inclusão escolar dos estudantes surdos.
O projeto de criação dos CAS (2005) foi um compromisso firmado entre MEC/Secretaria de Educação Especial com as Secretarias Estaduais de Educação, Instituições de Ensino Superior, Organizações Não Governamentais, com o objetivo de viabilizar a implantação desses centros nas 27 Unidades Federadas.
Os CAS têm como objetivos: promover a formação continuada de professores e profissionais de escolas que tenham estudantes surdos sobre processos ensino e aprendizagem bilíngue; cursos de LIBRAS como L2 para ouvintes; cursos de Língua Portuguesa como L2 (escrita) para adultos surdos; cursos de formação de profissionais tradutores/intérpretes; produção, tradução e adequação de material didático para alunos surdos na rede regular de ensino. Esses Centros organizam-se em núcleos para atender aos objetivos acima: Núcleo de capacitação de profissionais da educação; Núcleo de apoio didático pedagógico; Núcleo de tecnologias e adequação do material didático; Núcleo de Convivência
O INES no cumprimento de seu papel como Centro de Referência na Área da Surdez promove encontros formativos para os profissionais dos CAS sobre temas de relevância para serem replicados para os professores e outros profissionais das escolas da abrangência de atuação na região do Centros. Além disso, se propõe a apoiar as discussões coletivas sobre desafios na atuação junto à educação bilíngue de surdos na perspectiva da inclusão, bem como na projeção, junto aos gestores dos centros, dos encaminhamentos para alinhamento de suas atuações junto às Secretarias de Educação de cada estado brasileiro, de forma a proporcionar aos estudantes surdos o acesso à educação bilingue à qual tem direito garantido por lei.
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