Atlas do Mercado de Terras
Clique na imagem acima para baixar o Atlas do Mercado de Terras na íntegra.
O Atlas do Mercado de Terras é um produto desenvolvido pelo Incra com dois principais objetivos: sistematizar os dados dos Relatórios de Análise dos Mercados de Terras (RAMT- elaborados pelas superintendências da autarquia) e derivar análises sobre o valor e mercado de terras rurais no Brasil.
Este primeiro Atlas explora objetivamente a relação entre uso e valor das terras rurais, além de apresentar tendências de valores de terras estimados a partir da coletada de dados regular em 244 regiões em que é subdividido o Brasil (Mercados Regionais de Terras-MRT). A fonte de dados sobre uso dos solos foi o projeto Mapbiomas (coleção 8).
Os valores são estimados pelo trabalho de uma equipe de mais de 200 técnicos em todo o Brasil dedicados à coleta, análise e elaboração de peças técnica sobre o valor de terras rurais.
Desde a década de 90, o Incra realiza um vigoroso processo de monitoramento do valor das terras rurais por meio da coleta regular de dados de valores de terras (transações, ofertas e opiniões).
A autarquia também utiliza as avaliações de imóveis rurais para fins de incorporação ao Programa Nacional de Reforma Agrária.
Concomitantemente, está sendo lançado o Sistema de Mercado de Terras (Simet), que disponibiliza, de forma prática, padronizada e gratuita, os valores de terras estimados pelo trabalho do Incra.
É importante destacar que no Brasil não há referencial de valor de terras rurais, elaborado em nível nacional e disponibilizado de forma gratuita. A falta de informação de qualidade e disponível sobre o valor das terras abre espaço para os agentes especuladores que interferem na atividade econômica de forma prejudicial.
Momento importante e significativo para a sociedade, que passa a ter disponível importantes instrumentos para auxílio às atividades econômicas, com óbvias consequências sociais.