Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)
A Educação do Campo é um direito e se realiza por diferentes territórios e práticas sociais que incorporam a diversidade do meio rural. Garante a ampliação das possibilidades de criação e recriação de condições de existência da agricultura familiar.
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) apresenta e apoia projetos de ensino voltados ao desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
A política pública é direcionada a jovens e adultos moradores de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Democratização do conhecimento no campo
As ações do programa, que nasceu da articulação da sociedade civil, têm como base a diversidade cultural e socioterritorial, os processos de interação e transformação do campo, a gestão democrática e o avanço científico e tecnológico.
Parcerias
A execução do Pronera se dá por meio de parcerias com instituições de ensino públicas e privadas sem fins lucrativos, governos estaduais e municipais.
As formações incluem:
• Alfabetização e escolarização de jovens e adultos no ensino fundamental e médio em áreas de reforma agrária;
• Capacitação e escolarização de educadores para o ensino fundamental em áreas de reforma agrária;
• Formação inicial e continuada de professores sem formação em áreas de reforma agrária;
• Formação de nível médio, concomitante/integrada ou não com ensino profissional;
• Curso técnico profissional de nível médio;
• Formação de nível superior e pós-graduação lato e stricto sensu.