Notícias
Santana do Livramento
Vinte e um assentamentos do Rio Grande do Sul passam por supervisão ocupacional
O trabalho em Santana do Livramento deve percorrer os 712 lotes dos 21 assentamentos federais Foto: Incra/RS
Santana do Livramento é o segundo município gaúcho a receber supervisão ocupacional pelo Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado em 2022 entre Incra e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A ação promove pesquisa detalhada em todos os lotes existentes nos 21 assentamentos federais santanenses.
O trabalho em Santana do Livramento, município localizado na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, a 490 quilômetros da capital, Porto Alegre, deve percorrer os 712 lotes até a primeira semana de março. O levantamento foi precedido de três reuniões orientadoras. Duas ocorreram nos assentamentos Bom Será e Sepé Tiaraju - com presença do superintendente regional do Incra, Nelson Grasselli – e uma terceira na Câmara de Vereadores. O encontro teve participação de representantes dos agricultores e serviu para estipular o roteiro de atividades no município.
O cronograma de visitas lote a lote iniciou no dia 30 de janeiro com o objetivo de atualizar as informações do Incra sobre as unidades familiares incluídas nas relações de beneficiários – ou identificar ocupantes passiveis de regularização e lotes vagos. No próprio momento da coleta, os dados são inseridos no módulo de supervisão ocupacional da Plataforma de Governança Territorial, mantida pela autarquia.
A ação também permite a atualização de informações sobre estruturas coletivas e bens comuns, no Sistema Integrado de Gestão Rural (Sigra). A ferramenta foi elabora pela UFSM em 2012 e não era revisada desde 2017, quando o Incra/RS encerrou os contratos de assistência técnica no estado.
Além de Santana do Livramento e São Gabriel, a iniciativa irá contemplar Aceguá, Candiota, Canguçu, Hulha Negra e Piratini, totalizando 2.755 lotes visitados. As tarefas de coleta das informações são efetuadas por oito técnicos, de nível médio e superior, com atuação comprovada no meio rural e em assentamentos.
Aprendizado
O Instituto Educar, responsável pelo trabalho, atua desde 2005 na formação de profissionais voltados à reforma agrária e à agricultura familiar. Seu coordenador, Jacir Chies, destaca o histórico de parcerias entre as quais o Incra/Pronera – atualmente responsável pela manutenção de duas turmas de graduação em Agronomia, com 45 educandos cada uma.
Segundo o professor, o objetivo é aproximar as ações de supervisão ocupacional dos projetos de extensão desenvolvidos pela escola. A proposta é que os educandos assistam à aplicação das entrevistas de campo e os técnicos sejam convidados a relatar sua experiência em sala de aula.
Assessoria de Comunicação - Incra/RS
imprensa.rs@incra.gov.br
(51) 3284-3311 ou 3309
facebook.com/IncraRS